Publicidade
Publicidade

Para presidente da FBF instabilidade contribuiu para rebaixamento do Fluminense

Compartilhe este Post

O rebaixamento do Fluminense para a 2ª divisão do Campeonato Baiano ainda é uma situação que está causando grande repercussão no futebol baiano. Para o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ricardo Lima, a queda tem muito a ver com as trocas de comando no tricolor feirense nos últimos dois anos.

De acordo com o dirigente a alternância prejudicou o processo organizacional da equipe. “A mim não cabe entrar em querelas políticas do tipo ‘quem tá certo’ ou ‘quem tá errado’. Temos ver a coisa de outro modo do tipo, os impactos negativos que isso traz para a segunda maior cidade da Bahia. Hoje se tem o Bahia de Feira com um projeto sólido e por outro lado o Fluminense se perde em meio a disputas que em nada contribuem para o processo futebol”, argumenta Ricardo Lima. “Diante dos desmandos, realmente a situação se complicou demais e o rebaixamento foi uma consequência. Lamentamos muito pela grandeza que é o clube, a sua história, sua torcida e esperamos que as pessoas em Feira de Santana se conscientizem da importância que é o Fluminense e possam traçar planos de que a equipe volte com mais solidez do que antes”, complementou.

Assim como o Fluminense, outros 15 clubes hoje estão fora da elite estadual que vem mantendo um formato de composição de 10 clubes e pelo menos por enquanto, não existe a possibilidade de mudanças. “Temos um calendário achatado e todos estão vendo o malabarismo que estamos fazendo para que o Campeonato Baiano aconteça. Ter 12 equipes até que seria interessante, porém, nas condições de agora é inviável. É uma questão que mesmo diante dessa dificuldade não se pode perder de vista e precisa ser melhor discutida”, disse Ricardo Lima.  

FORTALECIMENTO

Uma das ideias do presidente da FBF é que a Série B possa ser fortalecida com a ascensão de mais uma equipe. Atualmente apenas o campeão acessa a elite e um é rebaixado para a Série B. Até 2017 funcionava no formato de subirem dois e descerem dois, porém a equipes optaram por mudar o critério a partir de 2018. “É uma situação a qual já tem um tempo que pessoalmente luto para mudar porque entendo que o mais justo é o critério que estava sendo utilizado antes. O fato é que quando se passou a esse critério atual, muitos clubes desistiram de disputar a Série B por conta disso. Imagine, investir e no final das contas não ser o campeão? Quem arrisca a fazer investimentos dessa forma? É uma situação por demais complicada”, se posiciona Ricardo Lima.

A forma encontrada pelo presidente da FBF é a conscientização dos dirigentes no sentido de se pensar o futebol num todo. “A dois anos lançamos a ideia de voltar com o antigo critério e posto em votação: tomamos uma goleada de 10 x 0. No ano passado o placar caiu para 7 x 3, o que significa que a mentalidade dos dirigentes se abra mais e possamos num futuro próximo ter equilíbrio nas duas séries estaduais, pois a exemplo da Série A, na Série B tem clubes que estão se projetando, outros são oriundos de projetos, o que significa dizer que o futebol é atrativo. O que precisa de projetos sólidos”, declarou Ricardo Lima.

Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento

Foto – Carlos Humberto – Agência CH

Posts Relacionados

19 respostas

  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if
    you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for
    quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something
    like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  2. Just wish to say your article is as amazing. The clarity to your post is simply spectacular and that i can assume you
    are knowledgeable in this subject. Well together with your permission allow me to snatch your feed to keep updated with imminent post.
    Thank you 1,000,000 and please carry on the enjoyable work.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *