Publicidade
Publicidade

O mercado é quem manda! Então, você precisa se atualizar

Compartilhe este Post

Em algumas das nossas próximas intervenções vamos oportunizar pessoas a ter acesso á um tema que por falta de conhecimento não tem ocupado espaço devido no mercado de trabalho.

Contando com o apoio do amigo Almir Pinto ( Executivo de Futebol “ABEX”, Gestor Esportivo, Coaching de Carreira, ex Preparador Físico, etc) vamos publicar sobre um profissional que precisa ser visto e mostrado para a nova conjuntura administrativa no futebol.

Coaching de Carreira: o “Eu profissional”
Após se ter consciência do que é necessário para iniciar um processo de mudança de vida, de pensamentos, enfrentamento de crenças limitantes, é possível começar o processo de construção de uma carreira sólida e de sucesso.

Além de trabalhar a ampliação do autoconhecimento, o coaching de carreira pode auxiliar a encontrar os melhores caminhos para nos tornarmos pessoas e profissionais altamente valorizados pelo mercado e equilibrados emocionalmente, com as demandas que nos são exigidas.

Contudo, é necessário desenvolver algumas habilidades para se inserir com maestria no mercado de trabalho. Hoje, é importante sermos profissionais com várias capacidades, necessárias para desempenhar vários papéis, e assim, sermos mais valorizados. Desenvolvendo um perfil multifacetado teremos maiores chances no mercado, bem como, investir em um aumento no nosso senso de oportunidades, aprimorando as habilidades que já temos, nas que precisamos potencializar, rompendo as nossas limitações. Quanto mais diversos for o leque de conhecimentos, maiores serão suas chances de crescimento no mercado. Profissionais com este perfil, costumam vestir a camisa da organização, contribuindo mais, dando o retorno esperado, pois têm prazer em desempenhar suas funções, contribuindo com o crescimento de todos e do todo.

É preciso estar focado em um objetivo, em uma meta, e não se deixar ser conduzido pela maré que está mais forte, ou seja, não estar à disposição para realizar qualquer tarefa, em qualquer lugar. Precisa-se ter uma motivação maior, avaliar se determinada função está adequada ao que se deseja construir profissionalmente.
Foco é o elemento essencial, você pode ser flexível, adaptável às mudanças, no entanto, deve possuir o foco ajustado em direção aos seus objetivos. Para isso, devemos investir em nosso desenvolvimento, fazendo cursos e treinamentos que julgamos interessantes para aprimorar nossas competências.

O objetivo do coaching de carreira é trabalhar para que o profissional passe a gerir melhor a sua carreira, por meio de seu autodesenvolvimento, fazendo com que ele se torne cada vez mais comprometido com seus resultados, tendo com diferencial uma alta performance, um desempenho satisfatório à todos. O coaching vai auxiliar o profissional na descoberta de suas qualidades e de seus pontos de melhoria, atuando de maneira a construir um profissional que atenda às demandas do mercado, bem como às suas próprias.

É importante entender onde queremos e onde podemos colocar em prática todo o nosso aprendizado, qual organização oferece o melhor ambiente para que se possa realizar nossas funções com maestria. Onde me sinto motivado para ser o melhor profissional que posso ser? Outro passo é fazer um planejamento, buscando uma forma de mostrar qual é o seu valor àqueles que vão avaliá-lo.

Na construção de nossa carreira, existem pessoas que teremos de convencer para que sejamos bem sucedidos. As expectativas são diversas e de várias direções, cabe a nós analisarmos e decidirmos quais delas compensa atender.

O coaching proporciona a descoberta de tudo aquilo que nos atrapalha no alcance dos objetivos, como crenças limitantes, inseguranças, bloqueios e medos, e trabalha com o intuito de removê-los, colocando o profissional no caminho que vai levá-lo ao seu estado desejado. É fundamental saber analisar o contexto em que está e no qual se deseja trabalhar, é importante para saber como produzir nele, quais as ferramentas serão necessárias para que se atue com maestria e destaque. Fique atento ao que acontece à sua volta e saiba interpretar as situações, agindo para se manter sempre à frente. Pergunte-se: em que cenário estou atuando e em qual desejo atuar? quais as competências que possuo que me permitem atuar neste contexto? quais opções me são apresentadas? essa análise vai lhe trazer esclarecimento referente ao lugar onde se encontra, lhe ajudando a tomar decisões, permitindo trabalhar melhor sua habilidade de comunicação, pois você poderá fazer uma boa apresentação sobre si mesmo, ter boas argumentações referentes às suas ideias e saber se posicionar nesse cenário.

Outra habilidade a ser desenvolvida é o senso de oportunidade, ou seja, saber aproveitar os melhores momentos que se apresentam à nós, e agir, para realizarmos grandes feitos.

Um eu profissional de sucesso, possui ferramentas, técnicas, habilidades, capacidades, conhecimentos necessários e inteligência emocional para lidar com as várias situações que lhe cercam dia após dia. Nossa vida é repleta de desafios, precisamos estar preparados para superá-los e continuar buscando-os cada vez mais.

Almir Pinto.
Fonte: Coaching & Carreira.
José Roberto Marques

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *