Publicidade
Publicidade

Rogério Santana deixa um grande legado na comunicação feirense

Compartilhe este Post

O comunicador Rogério Santana, cujo falecimento ocorreu ontem (16), com seu jeito simples de ser e de exercer a profissão deixou um grande legado no rádio feirense. Natural de Tucano e veio para Feira de Santana no final dos anos 60, onde estabeleceu residência. Sempre envolvido com o esporte amador, ele participava de diversos campeonatos espalhados pela cidade e no começo dos anos 80 veio a oportunidade de ingressar no rádio como um dos operadores de áudio da Rádio Sociedade de Feira de Santana.

Da mesa de som para os microfones não demorou muito e através de Dilson Barbosa, ele começou a participar da equipe esportiva, onde atuava como noticiarista do esporte amador. Anos mais tarde, em 1986 já na Rádio Carioca – hoje Rádio Povo – estreou um programa que ele mesmo criou: A Voz do Fluminense, dedicado a uma das suas maiores paixões: o Fluminense de Feira, clube que começou a torcer, quando veio morar na Princesa do Sertão.

Da Rádio Carioca foi para a Rádio Subaé, onde formou uma das mais marcantes equipes esportivas na época que tinha Jorge Teles e Itajay Pedra Branca como narradores; Valdomiro Silva como comentarista; Carlos Geilson como plantonista e ele juntamente com Dilton Coutinho como repórteres. Já nos anos 90 voltou à Radio Sociedade onde integrou inicialmente o Departamento de Esportes ao lado de Itajay Pedra Branca, Dorival Oliveira, Dilson Barbosa, Paulo José, Valter Vieira, Carlos Lima e Tanúrio Brito. Chegou a chefiar a equipe esportiva, mas se afastou no final da década de 90.  Teve curtas passagens pelas Rádios Subaé e Carioca, retornando a Sociedade no começo dos anos 2000.

REASSUMINDO O ESPORTE

Em 2004, quando Jorge Bianchi deixou a chefia do Departamento Esportivo, Rogério Santana reassume o posto e abre um grande espaço na programação da emissora inclusive como a criação do Departamento de Esportes Amadores, onde se notabilizou pela cobertura de diversos campeonatos amadores, além de uma profunda alteração no programa Panorama Esportivo que passou a focar outras modalidades esportivas. Nomes como Itajay Junior, Leon Wanderley, Miro Nascimento, Ailton Guimarães, Reginaldo Lima, Valdir Moreira, Cristiano Alves, Fernando Moreira, Paulo José, Tanúrio Brito, Carlos Cezar, Jair Cesarinho, Ed Santos dentre outros fizeram parte. Foram 14 anos a frente do Departamento Esportivo que cobriu as Copas de 2006 na Alemanha; 2010 na África do Sul e 2014 no Brasil e diversas Copas América.  

CRIATIVIDADE

Outra marca importante de Rogério Santana era a criatividade. Além do A Voz do Fluminense, ele também foi criador de dois programas que se tornaram longevos e seguem no ar na agora Sociedade News FM: A Voz dos Municípios, atualmente apresentado por Lúcio Moura e o Programa da Manhã, apresentado há muitos anos por Tanúrio Brito. Foi também criador do programa Canto da Terra, que apresentava aos domingos das 6 às 8h30min, onde tocava músicas sertanejas de raiz. Abriu portas, deu oportunidade a vários profissionais que hoje estão no rádio como Dilton Coutinho, Cristiano Alves, Ailton Guimarães, Reginaldo Lima, dentre outros. No jornalismo impresso foi redator de esportes do extinto Jorna Feira Hoje e criador da coluna EM OFF, onde costumava tirar sarro e fazer resenhas com os seus colegas de imprensa e outras personalidades.

Rogério Santana interrompeu a sua trajetória em 2016, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que o deixou com a fala prejudicada e por conta disso se afastou dos microfones se aposentando definitivamente. Desde então, Miro Nascimento, que já trabalhava com ele a 13 anos assumiu inicialmente de forma interina e posteriormente de forma definitiva o departamento esportivo da emissora.

Por Cristiano Alves

Foto – Marcelo Oliveira

Posts Relacionados

154 respostas

  1. Howdy! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through some
    of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely happy I
    found it and I’ll be book-marking and checking back frequently!

  2. Do you have a spam problem on this blog; I also am a blogger,
    and I was curious about your situation; we have created
    some nice procedures and we are looking to swap solutions with others, be sure to
    shoot me an e-mail if interested.

  3. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit
    and sources back to your website? My blog site is in the exact same area of
    interest as yours and my users would definitely
    benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this okay with you. Thanks a lot!

  4. First off I would like to say great blog! I had a quick question that I’d like
    to ask if you do not mind. I was interested to know how you center yourself and
    clear your thoughts prior to writing. I’ve had a hard time
    clearing my mind in getting my ideas out. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to
    15 minutes tend to be lost just trying to figure out how to begin. Any ideas or hints?
    Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *