Publicidade
Publicidade

Parabéns Miro Nascimento por mais um ano de vida !!!

Compartilhe este Post

“Fazendo aquilo que quero e que gosto. Por isso me sinto feliz e realizado”. Todos os dias, Miro Nascimento costuma abrir as suas participações nos programas que participa tanto na Rádio Sociedade News FM, quanto na Rádio Princesa FM. A realização é do sonho de ser um comunicador, um jornalista de sucesso cuja história de dedicação e luta é lembrada de maneira especial no dia de hoje, quando ele completa mais um ano de vida.

Natural do distrito de Bomfim de Feira, Claudemiro Moreira do Nascimento, ou simplesmente Miro Nascimento, desde cedo sempre se mostrou apaixonado pelo esporte e pelo rádio. Mesmo vivendo na zona rural, ele sonhava em um dia pode fazer o que mais gostava: comunicação. Nos anos 90 veio para a cidade buscar melhores oportunidades e mesmo trabalhando em outras áreas, não deixou de sonhar e buscar a tão sonhada oportunidade, que enfim aconteceu no começo dos anos 2000, quando conheceu o radialista Valdemar Silva, que lhe deu a primeira oportunidade na Rádio Subaé.

A experiência foi o suficiente para que ele buscasse qualificação técnica para que já em 2005 tivesse o seu primeiro programa jornalístico na Rádio São Gonçalo e no mesmo ano tivesse enfim a primeira chance no esporte participando de algumas jornadas esportivas na equipe coordenada por Leon Wanderley. No ano seguinte, enfim Miro Nascimento veio para a Rádio Sociedade de Feira de Santana, onde em princípio participou da cobertura do esporte amador ao lado de nomes como Leon Wanderley, Itajay Junior, Glauber Mascarenhas, Carlos Alberto, Ailton Guimarães e Cristiano Alves.

Miro com o treinador Arnaldo Lira de passagem marcante pelo Fluminense

Em 2008, depois de dois anos atuando no esporte amador, ele enfim encarou o seu maior desafio: a cobertura diária do Fluminense de Feira, seu clube de coração que já acompanhava como torcedor, inclusive tendo sido integrante da Garra Tricolor, uma das mais tradicionais torcidas organizadas do Touro do Sertão. O desafio confiado a ele, pelo então chefe do departamento esportivo, o saudoso Rogério Santana, se tornava maior ainda diante da responsabilidade em substituir Hélio Rios, experiente repórter que estava como setorista do clube há dois anos aproximadamente.

O desafio a que lhe foi confiado começava então a ser vencido, ao fazer noticiários e transmissões esportivas do Fluminense, sempre com imparcialidade, sagacidade e inteligência, elementos fundamentais para que Miro construísse a sua credibilidade junto ao público esportivo e foi desta maneira que durante aproximadamente 14 anos se portou, enquanto setorista do Touro do Sertão.

Ao lado da cara-metade Andréia Almeida, uma das maiores entusiastas do seu trabalho

NOVOS DESAFIOS

Sentindo a necessidade de se qualificar ainda mais, Miro Nascimento prestou vestibular e iniciou então o curso de Jornalismo, outro grande desafio pois não era fácil conciliar estudos com o trabalho, que além da cobertura diária do Fluminense exigia constantemente que participasse de transmissões esportivas, tanto dentro como fora de Feira de Santana. A sua capacidade e perspicácia lhe renderam um convite do consagrado radialista e advogado Dilson Barbosa para fazer parte da equipe dos programas Bom Dia Feira e Linha Direta com o Povo, Dest a maneira, ele voltava a militar no jornalismo geral e agora conciliando com o Departamento de Esportes e a faculdade de Jornalismo.

Com o técnico Irineu Santos e o comentarista Zadi Marques Porto

Foram inúmeros trabalhos, diversos momentos marcantes em que Miro Nascimento esteve presente como finais de vários Campeonatos Baianos, coberturas de jogos importantes da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro e em 2014 teve oportunidade de cobrir a Copa do Mundo do Brasil, sendo dos grandes destaques da equipe que comandou as transmissões para uma grande quantidade de emissoras no Estado.

Com o Fluminense de Feira participou de coberturas importantes como a conquista da Copa Estado de 2009; o rebaixamento para a 2ª divisão do Baiano em 2013; o retorno a elite em 2015 e em 2016 cobriu jogos da melhor campanha que o Touro do Sertão fez na Série D do Campeonato Brasileiro ficando entre os oito melhores clubes naquele ano.

Ao lado do narrador Paulo José e do consagrado comentarista Dilson Barbosa

A GERÊNCIA DE ESPORTES

Em 2016, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) afastou Rogério Santana dos microfones e de forma interina Miro Nascimento assumiu a coordenação da equipe esportiva, mais um grande desafio em sua vida, que a cada dia vem superando. Em 2018 veio então o convite definitivo para que assumisse então o comando do departamento esportivo.

Nessa nova fase surge então “Os Diplomatas do Rádio”, nome de batismo da equipe que homenageia ao comentarista Zadi Marques Porto, que tem o seu slogan de “o comentarista Diplomata”. A homenagem se deu por conta de Zadi, no alto da sua larga experiência, ter sido um dos grandes incentivadores ao longo do tempo na carreira de Miro Nascimento.

A reportagem esportiva é uma das suas maiores paixões

A criatividade é uma das marcas registradas no departamento de esportes sob a sua coordenação abrindo espaço para novos nomes na crônica esportiva e dentro do universo esportivo sempre inovando com projetos como “Novembro Azul”, “Outubro Rosa”, o Troféu “Diplomatas – A maior conquista é o reconhecimento”, “De bar em bar” dentre outros tantos que incrementam e ampliam as ações esportivas dos Diplomatas do Rádio. Esses são alguns dos tantos desafios que Miro Nascimento superou e outros ainda virão.

Nesse dia os seus companheiros de luta te desejam saúde, paz, sucesso e muitas felicidades!!!!

Paulo José, Valdir Moreira, Sidnei Campos, Plinio Pereira, Zadi Marques Porto, Beto Moreno, Renilton Lima, Reginaldo Lima, Joaquim Neto, Tanúrio Brito, Jéssica Campos, Lucas Ribeiro, Cleiton Lima, Irineu Santos e Cristiano Alves.

Por Cristiano Alves

Fotos – Marcelo Oliveira

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *