A Ponte Preta não escapou do rebaixamento e o baixo desempenho na Série B do Campeonato Brasileiro terminou com descenso antecipado, assim como aconteceu com o Guarani, há cinco dias.
A dupla vai reeditar o dérbi campineiro em 2025, agora na Série C do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez na história após 208 confrontos. Antes, também vão se enfrentar no estadual.
O Bugre disputou a terceira divisão seis vezes em 113 anos de história, nos anos de 2007, 2008, 2013, 2014, 2015 e 2016, mas em nenhum deles encontrou seu maior rival, já que a Macaca disputou a competição apenas uma vez, no século passado, em 1990.
Desta forma, o Dérbi de Campinas vai acontecer pelo menos duas vezes em 2025. O primeiro deles no início do ano, pelo Paulistão, já que a dupla caiu em grupos diferentes no estadual. Em seguida, se enfrentam na primeira fase da Série C, também em turno único.
O clássico pode se repetir caso se encontrem na semifinal, decidida em um jogo, ou na final, com ida e volta, do Campeonato Paulista. Na Série C podem se enfrentar mais duas vezes, caso terminem no mesmo grupo dos quadrangulares ou estejam se enfrentando na grande final.
O histórico do clássico campineiro revela o equilíbrio entre os rivais. O Guarani lidera em vitórias, com 70 triunfos, enquanto a Ponte Preta acumula 67. Além disso, ocorreram 69 empates. Nos gols marcados, o Bugre também tem a vantagem, com 235 tentos contra 221 do adversário.
Com os rebaixamentos confirmados na Série B de Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani, e os acessos da Série D de Retrô, Anápolis, Maringá e Itabaiana, esses serão os 20 times que estarão disputando o Campeonato Brasileiro da Série C de 2025.
CONFIRA OS 20 QUE DISPUTARÃO A SÉRIE C DE 2025
Região Sul
Caxias – Rio Grande do Sul
Ypiranga – Rio Grande do Sul
Brusque – Santa Catarina
Figueirense – Santa Catarina
Londrina – Paraná
Maringá – Paraná
Região Sudeste:
Guarani – São Paulo
Ituano – São Paulo
Ponte Preta – São Paulo
São Bernardo – São Paulo
Tombense – Minas Gerais
Região Centro Oeste:
Anápolis – Goiás
Região Nordeste:
Confiança – Sergipe
Itabaiana – Sergipe
CSA – Alagoas
Náutico – Pernambuco
Retrô – Pernambuco
Botafogo – Paraíba
ABC – Rio Grande do Norte
Floresta – Ceará
Região Norte:
Nenhuma equipe
Foto: Foto: Lucas Figueiredo / CBF