Pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Vitória foi superado pelo Botafogo na noite desta quinta-feira (2), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O único gol da partida marcado por Carlos Eduardo.
Para o jogo, o Vitória teve os retornos de Camutanga e Dudu, Zeca como terceiro zagueiro, e as entradas de Willean Lepo e Jean Mota entre os titulares, deixando Osvaldo no banco. As mudanças funcionaram na primeira etapa, onde o Botafogo, que foi com time misto, quase não atacou. O Vitória finalizou mais, porém nem uma vez com perigo Aos 9, Matheuzinho cruzou rasteiro para Alerrandro que mandou para fora. Com 26 minutos, Patrick de Paula salvou a chance de Camutanga após escanteio. Jean Mota e Willian Oliveira também tentaram, sem sucesso. O Botafogo mal chegava perigosamente ao ataque e Lucas Arcanjo só foi incomodado em dois cruzamentos de perigo na área. Mesmo com um ensaio de pressão do Leão no fim da etapa inicial, o jogo foi zerado para o intervalo
Mas o segundo tempo seria bem diferente. O Leão tentou inicialmente com Dudu, em chute para fora, e Zeca, em finalização defendida por John. Já o Botafogo apareceu aos 6, quando Cuiabano viu Lucas Arcanjo adiantado e cruzou em direção ao gol, mas o goleiro estava atento. No minuto seguinte, Matheuzinho aproveitou escorregão de Patrick de Paula e percebeu Dudu livre na área. Só que o volante escorregou sozinho.
Percebendo o Vitória melhor, o técnico Artur Jorge fez uma série de mudanças no Botafogo. E deu muito certo. O alvinegro cresceu na partida e passou a dominar. Aos 19 minutos, um golaço: Em jogada que passou por todo o time carioca, Romero surgiu em uma troca de passes rápidos pelo meio e acionou Eduardo, que tabelou com Jeffinho e recebeu entre três defensores para fazer 1 a 0- Gol de video-game. A partir dali o Vitória errou muitos passes e o Botafogo continuou pressionando e acumulando chances. Chegou ainda a balançar as redes outras duas vezes, com Júnior Santos e Savarino, mas os lances foram anulados corretamente por impedimento.
O time de Léo Condé agora completa um mês sem vencer; última vitória foi em 31/03, contra o Bahia, pela ida das finais do Baianão.
O próximo compromisso do Leão seria neste domingo (5) às 16h, contra o São Paulo no Barradão. Já o Glorioso recebe no mesmo dia o outro baiano, o Tricolor de Aço. A partida contra o Bahia é no Nilton Santos, às 18h30. Os duelos são pela rodada 6 do Campeonato Brasileiro.
Agora, o Leão recebe o Glorioso no dia 21, para o confronto de volta. O duelo será no Barradão, às 19h. Para avançar, a equipe terá que derrotar o Bota por dois gols ou mais de diferença. Um triunfo por um gol de vantagem leva a decisão para os pênaltis. Já empate ou vitória do Alvinegro classifica o time de Arthur Jorge.
Fotos: Reprodução