O Esporte Orientação é uma modalidade desportiva bem dinâmica, na qual os participantes estão em contato direto com a natureza e sendo desafiados o tempo inteiro. Para participar de uma competição, basta ter em mãos um mapa com pontos de controles definidos e uma bússola para se orientar no terreno. Ao final, ganha o competidor que passar por todos esses pontos em menor tempo possível.
Dentro da Orientação, a modalidade Foot-O ou Trail-O, realizada caminhando ou correndo, era a mais praticada em todo o mundo. Com a pandemia da Covid-19 e a suspensão dos campeonatos, uma nova modalidade se espalha e ganha muitos adeptos, a Orientação Virtual ou, simplesmente Virtual-O.
A professora Erika Teles, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand (CIEAC), uma das coordenadoras do Projeto Interdisciplinar Esporte Orientação na escola, junto com os professores Nilson Mineiro, Denize Mendonça e Nadson Lima, já revelou atletas de nível mundial no esporte e mantém um projeto social com a equipe Calangos do Sertão, em Feira de Santana. Agora, está sendo a vez de envolver os estudantes nos campeonatos virtuais de orientação.
Os estudantes participaram do campeonato virtual da Colômbia, Rússia e do Brasil, no Rio de Janeiro e no Salto do Jacuí-RS. Aqueles que se destacaram foram premiados com caixas de chocolate. “Uma simples lembrancinha confortou o coração desses meninos e meninas que estão enfrentando momentos de dores nas suas famílias. A incerteza do futuro e do retorno às aulas presenciais foi minimizada com a iniciativa dos jogos online”, disse a professora Erika Teles.
As aulas remotas que estão acontecendo na escola passaram a ter outro significado para os estudantes. Os jogos virtuais permitiram que eles visitassem locais históricos da Colômbia, admirassem a cidade do Rio de Janeiro e seu esplendor – o Cristo Redentor e passeassem pelas belas cidades Russas. Para fortalecer a aprendizagem, os estudantes receberam desafios que envolviam leitura de mapa, vídeos da cultura do local em que a prova seria realizada, instruções sobre o esporte de orientação, além de colocar em prática os aprendizados nas mais diversas disciplinas estudadas por eles. Todos os professores do 9º ano do Ensino Fundamental II, foram envolvidos, atendendo as propostas da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda teve o envolvimento do professor de Educação Física Diovane Camilo, da equipe ADCH/NAAB do Salto do Jacuí-RS, formando uma grande rede de cooperação.
A novidade foi bem aceita pela comunidade escolar. Ao jogar, o estudante se sente motivado pela interatividade do jogo, testa seus conhecimentos e avalia seu desempenho. “Toda grande transformação social imposta como a que estamos vivendo gera mudanças de hábitos irreversíveis. Todas as guerras deixaram enormes devastações sociais, mas trouxeram também grandes aprendizados. É na dificuldade que se aprende, não é mesmo? E é assim que precisamos encarar este momento: como uma oportunidade de descobrir como inovar nossas vivências pedagógicas. O uso de metodologias ativas e o trabalho com as competências sócio emocionais ajudarão a lidar com esta situação totalmente nova, da aprendizagem e permitirá colocar o aluno como protagonista de seu aprender, através do fazer, sistematizar seu tempo, saber autogerir a aprendizagem e relacionar-se com colegas e professores de forma colaborativa”, pontuou a gestora do CIEAC, Leislyani Costa.
“Observando esses novos desafios enfrentados pelas escolas, a Confederação Brasileira do Desporto Escolar, através do seu Programa de Apoio às Federações Estaduais, está incentivando seus filiados a realizarem eventos acadêmicos e esportivos de forma on-line”, disse Francisco Braz, 2º Vice-Presidente da CBDE. De acordo com Ari Souza, presidente da Federação Baiana de Esportes Escolares, aqui na Bahia, a federação está realizando o Fórum Baiano do Esporte Escolar para fomentar o esporte nas escolas neste período de pandemia e apoiar jogos virtuais como os que estão sendo praticado pelo Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand.
Fonte – Folha do Estado