A natação brasileira começou os Jogos Mundiais Militares de Wuhan, na China, marcando presença no pódio. Foram nove categorias definidas neste sábado (19), e o Brasil saiu com três medalhas de prata, conquistadas pela equipe do revezamento 4x200m livre (André Calvelo, Fernando Scheffer, Leonardo de Deus e Leonardo Santos), além de Pedro Spajari e Guilherme Basseto nas provas individuais.
A final do revezamento 4x200m livre teve direito até a reinício, tudo por causa da animação da torcida. Após o árbitro dar a largada, os nadadores foram para a água e percorreram quase 200m, mas tiveram que voltar aos seus postos. Como o barulho estava muito alto, alguns atletas não ouviram o sinal da largada e saíram em desvantagem.
Quando tudo estava realmente valendo, o quarteto brasileiro imprimiu um ritmo forte na água. Leonardo de Deus abriu a prova com a 3ª colocação, atrás da Polônia. Porém, Fernando Scheffer recuperou o ritmo e conseguiu deixar o Brasil na segunda posição – status que a equipe não perdeu mais.
No fim, o tempo total de 7min17s84 foi mais do que suficiente para garantir a prata. Porém, os chineses se destacaram e fecharam a prova com quatro segundos de vantagem, conquistando o ouro em 7min13s35.
Medalhista de ouro no revezamento 4×100 nos Jogos Pan-Americanos de Lima deste ano, Pedro Spajari ficou com o segundo lugar nos 50m nado livre. A distância do atleta de 22 anos para o ouro não foi tão grande: o tempo de 22.54 foi apenas 21 centésimos menor que o de Vladislav Grinev, da Rússia.
O bronze ficou com He Junyi, da China, mas poderia ter sido brasileiro. André Calvelo também disputou a prova e terminou na quarta posição, sete centésimos atrás do chinês.
O outro pódio do Brasil neste sábado veio com Guilherme Basseto. Ele disputou a prova dos 100m nado costas e terminou com o tempo de 54.70 segundos, pouco atrás de Li Guangyuan, da China, que fechou a prova em 54.50. Roman Larin, da Rússia, ficou com o bronze.
Informações Globo Esporte