Publicidade
Publicidade

Equipe Williams é vendida para grupo de investimentos

Compartilhe este Post

Uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas da história da Fórmula 1, a Williams foi vendida para o grupo de investimentos Dorilton Capital. Segundo a chefe do time, Claire Williams, filha do fundador Frank Williams, a operação garante o funcionamento e o futuro da organização num longo prazo.

Fundada em 1969, a Williams iniciou sua trajetória utilizando chassis de outros fabricantes, mas se tornou construtora nos anos 1970. A partir de 1979, com a participação de investidores sauditas, a Williams se tornou uma das potências da F1, tendo conquistado em 1980 seus primeiros títulos de construtores e pilotos, com Alan Jones. No início da década, a equipe foi bi de construtores (1981) e novamente campeã de pilotos (1982, com Keke Rosberg).

Outros momentos importantes foram as parcerias com Honda e Renault para fornecimento de motores, coroadas com os títulos de pilotos em 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). No período, a Williams foi campeã de construtores em 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997.

De 2000 a 2005, a Williams se manteve competitiva com uma parceria com a BMW, mas na época Frank Williams não quis vender sua equipe à montadora alemã. Desde então, a equipe entrou em declínio e obteve apenas uma vitória, com Pastor Maldonado no GP da Espanha de 2012. No começo da era híbrida, em 2014, a Williams teve um renascimento com Valtteri Bottas e Felipe Massa, com os motores Mercedes. Mas aos poucos a equipe perdeu competitividade a ponto de ser a pior do grid em 2018 e 2019. Em 2020, a Williams evoluiu de forma significativa mas ainda não marcou pontos.

Um dos pilotos deste ano é o canadense Nicholas Latifi, que levou um importante aporte financeiro de seus patrocinadores. Pai do piloto, o empresário Michael Latifi até emprestou dinheiro para a Williams devido às dificuldades financeiras pela pandemia de coronavírus.

Com a venda da Williams, por mais que o futuro financeiro do time esteja garantido, termina uma era, já que Frank Williams sempre disse que sua organização manteria as características de ser independente e “garagista”, ou seja, com tudo sendo tocado em família.

A Williams foi uma das primeiras equipes a anunciar a assinatura do novo Pacto de Concórdia, documento que rege as ações comerciais da Fórmula 1. Isso garante a escuderia na categoria pelo menos até a temporada de 2025.

Foto – Getty Images

Fonte – Globo Esporte

Posts Relacionados

36 respostas

  1. My developer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a number of websites for about a year and am worried
    about switching to another platform. I have heard great things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  2. I’m not sure why but this blog is loading extremely slow for me.
    Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?

    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  3. Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger, and I was curious about your situation; we have
    developed some nice practices and we are looking to trade techniques
    with other folks, why not shoot me an e-mail if interested.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *