Publicidade
Publicidade

Estado ganha centro de treinamentos para a Ginástica Artística

Compartilhe este Post

A apresentação de coreografias de ginastas de alto rendimento e também atletas iniciantes marcou o início das atividades da Casa de Ginástica da Bahia  – Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento, em Lauro de Freitas. O espaço é fruto de uma parceria entre a Federação Baiana de Ginástica (FBG) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.
O investimento disponibilizado pela Sudesb é da ordem de R$328 mil para aquisição de
material esportivo, fardamento, materiais administrativo, de limpeza, permanentes, exames admissionais e demissionais e recursos humanos para o projeto Cagiba. Já a Prefeitura de Lauro de Freitas disponibilizou à FBG o espaço físico – o ginásio onde funcionou o jockey clube do município.
O ato de abertura contou com a presença da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; da assessora chefe da Sudesb, Susi Dócio, que na cerimônia representou o diretor-geral da autarquia do esporte, Vicente Neto; do  secretário do Trabalho e Esporte de Lauro de Freitas, Uilson de Souza; o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Rogério Moura; representantes de associações e ligas esportivas de Lauro de Freitas e professoras e técnicos da ginástica baiana. “É uma satisfação enorme para a Sudesb possibilitar mais este espaço para o esporte baiano. O investimento que estamos fazendo ao longo destes anos, com realização de competições, apoio com passagens, tem dado enorme retorno à ginástica da Bahia. Com este espaço e mais os projetos de fomento, temos certeza de que tornaremos a Bahia também referência nesta modalidade esportiva”, disse Susi Docio.
Feliz com a conquista, a presidente da Federação Baiana de Ginástica, Evélin Lobo, disse estar, no dia de hoje, realizando um grande sonho de todos aqueles que atuam com a ginástica baiana – atletas, professores, técnicos e familiares. “Estou ainda mais otimista com o futuro da ginástica da Bahia. Com a Cagiba em funcionamento, as atletas da Bahia não precisarão mais ir para outros estados para treinar. Isso resultará em melhor condição de treinamento, mais economia para a atleta e técnicos, mas qualidade de vida e conforto para todos. Realmente, é uma conquista muita grande para o nosso esporte”, comemora Evelin.
As perfomances foram atletas baianas dos clubes de ginástica Cetgym e Gorba. Entre os destaques, Keyla Santos, campeã sul-americana por equipe, campeã sul-americana por equipe geral, vice-campeã sul-americana na categoria Individual Geral, segundo lugar no aparelho fita da América do Sul; e Júlia Gois, campeã sul-americana de dupla juvenil.
A Casa de Ginástica da Bahia  – Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento, em Lauro de Freitas está situada na Rua dos Vereadores, no bairro Aracuí, onde funcionava o antigo ginásio de esportes. Irá ser o espaço para treinamento de ginastas de alto rendimento e iniciantes, por meio de projeto social. Além das jovens meninas de Aracuí, a Cagiba irá beneficiar garotas dos bairros de Chafariz, Lagoa dos Patos, Vila Mar e Praiana, áreas de maior vulnerabilidade socioeconômica do município.

Texto e foto – Ascom/Sudesb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *