Publicidade
Publicidade

Programa Faz Atleta divulga primeira lista de contemplados de 2022

Compartilhe este Post

A edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28) apresenta a lista com os nomes dos primeiros 25 atletas que tiveram suas propostas aprovadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador (FazAtleta). Para este ano, o Governo do Estado está destinando R$ 4,5 milhões para o programa que beneficia atletas de inúmeras modalidades esportivas de toda a Bahia e também a realização de eventos esportivos.

Nesta lista, o ciclismo ganha destaque com aprovação de 21 atletas, dentre eles o vice-campeão brasileiro de maratona 2021, Kennedy Lago, do município de Castro Alves. “Sempre foi um sonho ser contemplado com o FazAtleta, mas esbarrava com a dificuldade de encontrar uma empresa parceira. O Varejão Autopeças abriu as portas e eu fico feliz de fazer parte do programa que vai me ajudar muito nos custos com viagens e equipamentos. A gente, que é do alto rendimento, sabe que o esporte não é barato, e eu venho trabalhando muito para sempre buscar bons resultados”, disse Kennedy.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, esse número expressivo de atletas contemplados se dá pelo crescimento de eventos esportivos pela Bahia graças ao apoio frequente que vem recebendo do governo do estado. “Isso só faz crescer o número de atletas e a vontade da empresa de estampar sua marca em uma modalidade que acontece em todas as regiões baianas durante o ano. O FazAtleta é um dos melhores programas de incentivo ao esporte já visto, e a FBC incentiva e ajuda os atletas e as empresas para sanar dúvidas existentes”, concluiu.

“Estamos publicando a primeira leva de propostas aprovadas. Em breve, a Comissão Gerenciadora do FazAtleta vai se reunir para conhecer novas propostas. O FazAtleta é um programa de grande importância para o incentivo aos nossos atletas”, afirma o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) e presidente da Comissão Gerenciadora do FazAtleta (Comger), Vicente Neto, informando que segue aberto o calendário de recebimentos das propostas.

Para o gestor da autarquia, vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), é muito importante a participação do setor privado na adesão ao programa, que funciona por meio da concessão de abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dado pelo Governo do Estado a empresas situadas na Bahia e que apoiam financeiramente projetos.

“Com o apoio, ganham todos: o estado, por ter um atleta em treinamento qualificado e continuado; a empresa, que associa sua marca a uma pauta tão interessante como a do esporte, e obviamente o atleta, que terá tranquilidade financeira para fazer sua preparação física e ainda participar de provas dentro e fora do estado para melhorar o seu ranking”, observa Vicente.

O programa – Criado em 1999, o FazAtleta é destinado a atletas, equipes e eventos. O apoio inclui o pagamento de despesas em viagens, aluguel de equipamento esportivo, contratação de seguro de vida e aquisição de material esportivo, além de bolsa-auxílio para o atleta que se dedica exclusivamente à prática esportiva e remuneração do técnico que o acompanha, dentre outros benefícios.

Fonte e Foto – Ascom/Sudesb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *