Mano Menezes não foi o único a deixar o Palmeiras neste domingo, após a derrota para o Flamengo no Allianz Parque. Além do treinador, o clube decidiu demitir o diretor de futebol Alexandre Mattos, que já vinha sofrendo com a pressão ao longo dos últimos meses.
Ao lado presidente Maurício Galiotte, o Mattos foi alvo de protestos durante a semana, inclusive antes, durante e depois do jogo com o Rubro-Negro. Os palmeirenses entendem que o trabalho do dirigente é fraco em decorrência do investimento feito pelo clube nesta temporada.
A insatisfação dos torcedores do Palmeiras já vem desde a saída de Luiz Felipe Scolari, quando a Mancha Verde pediu a saída do diretor. Sem baixar o tom, maior torcida organizada do clube seguiu com as manifestações. Até a casa de Mattos chegou a ser palco da revolta.
A pressão sobre Mano Menezes estava evidente antes mesmo do apito inicial, quando, pela primeira vez durante sua passagem, a maior torcida organizada protestou contra o treinador.
A tendência é que, como ocorreu em outras ocasiões, Wesley Carvalho, técnico do sub-20, assuma a equipe interinamente nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, contra Goiás e Cruzeiro.
Desde 2015 no Palmeiras, o cartola foi responsável por montar os times campeões da Copa do Brasil de 2015, além dos Brasileiros de 2016 e 2018. A campanha abaixo em 2018 e as seguidas eliminações na Copa Libertadores minaram o trabalho de Mattos.
Eliminado nas semifinais do Paulista, nas quartas da Copa do Brasil e da Libertadores e terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vai terminar 2019 sem levantar uma taça. A equipe tem como principal objetivo nas últimas duas rodadas do Nacional brigar pela segunda posição com o Santos.
Uma curiosidade: depois da derrota para o Flamengo no primeiro turno, o técnico Felipão também deixou o clube. Foi nessa ocasião que Mano Menezes foi contratado.
Contratado em setembro, Mano Menezes comandou o time em 20 jogos. Foram 11 vitórias, quatro derrotas e cinco empates. A multa rescisória, nesse caso, é de um salário.
A derrota para o Flamengo foi o quinto resultado seguido sem vitória no Campeonato Brasileiro. Antes de perder também para Fluminense e Grêmio, o time havia empatado Corinthians e Bahia.
– Neste momento a gente anuncia o encerramento de um ciclo. A saída do Mano Menezes, a gente agradece pelo período, e do diretor de futebol Alexandre Mattos, que liderou um projeto vencedor, com três conquistas nacionais importantes – disse o presidente Mauricio Galiotte.
O auxiliar Andrey Lopes é quem vai comandar o treino do Verdão nesta segunda-feira, às 10h. O time tem mais dois jogos no Brasileirão: Goiás e Cruzeiro.
Informações Gazeta Esportiva