Até então postulante à sede dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031, São Paulo está fora da disputa para sediar os dois eventos. Na noite desta quinta, a prefeitura paulistana emitiu nota confirmando a desistência e declarando apoio à candidatura Rio-Niterói. Mais cedo, as duas cidades entregaram ao COB (Comitê Olímpico do Brasil) um dossiê de postulação de candidatura conjunta à sede do Pan de 2031.
No próximo dia 29 de janeiro, o COB realiza uma assembleia para confirmar se Rio e Niterói serão mesmo os representantes do Brasil na disputa para sediar os Jogos – cada país só pode indicar uma cidade-candidata. São Paulo – que, em outubro de 2024, havia sinalizado o interesse em sediar o evento – tinha até 00h desta sexta-feira para enviar o seu dossiê de postulante a candidata.
“A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo decidiram apoiar a candidatura das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói como sede dos jogos Panamericanos, em 2031. A decisão, tomada em comum acordo com o governo do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Niterói, tem como base a relevante infraestrutura disponível das duas cidades – Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas em 2016. O objetivo agora é trabalhar conjuntamente para que os jogos Panamericanos venham para o Brasil” – disse a Prefeitura de São Paulo na nota.
Participam da assembleia do dia 29 o colégio eleitoral do COB, formado por 54 eleitores, sendo 33 confederações esportivas, 19 atletas e dois representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A cidade vencedora da disputa nacional será indicada à Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) até 31 de janeiro. A vencedora será anunciada em agosto. Até o momento, além de Rio/Niterói, apenas Assunção manifestou o interesse público em sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
fonte: GE