Depois de um dia forte com medalha de bronze na ginástica, nesta quarta-feira (31), o Brasil perdeu a maior parte das competições das quais participou nos Jogos Olímpicos de Paris.
O dia começou com derrota da equipe de vôlei masculina para a Polônia, que agora se ampara em uma combinação de resultados para avançar às quartas. No fim da tarde, no entanto, Bia Ferreira fez história como a primeira boxeadora brasileira a garantir duas medalhas para o Brasil (ela já assegurou o bronze, mas pode ganhar o ouro até o final da competição). Já na ginástica artística feminina, valendo medalha, Diogo Soares terminou a competição em penúltimo lugar e perdeu o pódio para Oka (Japão), que foi medalha de ouro, Zhang (China), medalha de prata e Xiao (China), que terminou com o bronze.
Outro atleta que deixou a Vila Olímpica sem medalhas foi o judoca brasileiro Rafael Macedo, que perdeu o bronze por causa de uma polêmica decisão do árbitro. um duvidoso e visto por muitos como injusto, terceiro ‘shidó’, que resultou em uma reclassificação de Rafael.
Mas nem tudo foi ruim para os brasileiros hoje. No vôlei de praia masculino, a dupla Evandro e Arthur levou a disputa contra os canadenses por 2 sets a 0 e avançou nas classificatórias para as oitavas de final. A seleção feminina de futebol foi totalmente dominada pela Espanha e perdeu por 2 a 0, mas avançou na competição graças à vitória dos EUA sobre as australianas. Com isso encara a França nas quartas de final (sem Marta, expulsa hoje).
Com o saldo de hoje, o Brasil segue em 29º no quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris, com uma prata e três de bronze, quatro medalhas no total. O primeiro classificado por enquanto é a China, com 18 medalhas — oito delas de ouro.
Quadro de medalhas até o dia (31/07):
Fotos: Reprodução