Publicidade
Publicidade

Valdir Moreira completa 1000 transmissões voltando aonde tudo começou

Compartilhe este Post

A partida entre Atlético de Alagoinhas e Jacuipense – válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D – que acontece hoje às 16 horas em Alagoinhas, será especial para o “locutor que balança a galera”, Valdir Moreira. Ele hoje completa 1000 jogos transmitidos e além disso voltará ao estádio onde ele começou a sua carreira como narrador.

Depois de passagens pelas rádios Recôncavo, Andaiá e Clube de Santo Antônio de Jesus, Valdir veio para Feira de Santana no final de 2002. Ele veio por indicação do comentarista esportivo Adnoel Santos, com que tinha trabalhando na Andaiá FM. “Na época o Departamento de Esportes da Rádio Sociedade era coordenada pelo Jorge Bianchi e eles estiavam precisando de um narrador. Eu tinha participado da cobertura das eleições de 2002 pela Andaiá, emissora que pertence a Dilson Barbosa. Um dia o Barbosa falando com o Adnoel sobre a carência de locutores disse que a Sociedade precisava de um professional. Adnoel Santos falou com ele que eu também transmitia futebol. Barbosa conversou comigo e me pediu uma fita com uma narração e eu passei a de um jogo que fiz no Barradão, Vitória x Cruzeiro, que por sinal foi uma das minhas melhores transmissões. Ele adorou e de imediato falou com o Jorge Bianchi e de imediato entraram em contato comigo, estive em Feira de Santana uma três vezes acertando detalhes até que fechei em definitivo a negociação e vim para cá”, conta.

Na época a Rádio Sociedade operava na frequência 970 AM e a estreia de Valdir aconteceu no dia 26 de janeiro de 2003 em um jogo em Juazeiro na abertura do Campeonato Baiano daquele ano, entre Fluminense e Juazeiro e o time da casa venceu por 1 x 0. “Eu me lembro que este jogo eu viajei junto com o Jorge Bianchi e o Edmilson ‘Lobinho do Deserto’ Mascarenhas, nosso técnico de externa. Tivemos ainda a participação do experiente radialista Ginaldo Nascimento, que comentou o jogo para a gente”, afirma.

Somente entre a antiga Rádio Sociedade de Feira e a Sociedade News FM são 19 anos de trajetória com duas Copas do Mundo no currículo: 2006 na Alemanha e 2014 no Brasil, vários jogos pelo Campeonato Brasileiro nas mais diversas séries e outras competições como Copa do Brasil, Copa do Nordeste entre outras. Uma característica de Valdir é a organização: ele faz questão de arquivar fitas com as narrações e súmulas dos jogos que transmite. “Com certeza, o milésimo jogo que eu transmitir terá a mesma emoção do milésimo gol que narrei na minha carreira. Guardo isso tudo para que os meus filhos e netos possam saber o que eu fiz um dia”, observa Valdir.

COINCIDÊNCIA

A partida de hoje se torna ainda mais especial Valdir Moreira porque ele voltará ao estádio, onde ele fez a sua primeira transmissão esportiva. “A primeira partida de futebol que transmiti na minha vida foi em 1999, no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas entre Vitória e Camaçari. Fazer esse jogo lá tem essa emoção especial porque foi onde tudo começou. Estava na época na Recôncavo FM na equipe coordenada pelo experiente Juracy Santos que trabalhou em grandes veículos de comunicação no Estado e me deu a oportunidade de começar. Me deu muitos conselhos, me orientou muito na questão de narração e assim fui começando a me lapidar profissionalmente. Se hoje estou onde estou, agradeço muito ao Juracy Santos”, frisou

A COPA DA ALEMANHA

Sem sombra de dúvidas uma cobertura que ficará marcada na vida de Valdir Moreira é da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha. “Rapaz foi um susto para mim porque me parece que na época, o Dilson Barbosa e o Rogério Santana conversaram com o Paulo José e ele, não sei o motivo, preferiu não viajar. Aí o Barbosa vira pra mim e diz ‘se prepare que você vai para a Alemanha’. Perdi o chão, só tinha quatro anos de rádio e ainda estava estudando no curso de aceleração no Colégio Ecassa. Aceitei o desafio e fui para a Alemanha, onde passeei esta experiência maravilhosa”, lembra.

Valdir Moreira é um Diplomata do Rádio e hoje divide as transmissões com os narradores Paulo José e Sidnei Campos, que recentemente estreou na equipe. “O PJ é um profissional consagrado, um cara de um carisma extraordinário e um talento sem igual que nestes anos tenho aprendido demais. O Sidnei também é um baita profissional que chegou para engrandecer ainda mais a equipe coordenada pelo meu amigo Miro Nascimento. Que Deus nos abençoe enormemente e possamos seguir nessa jornada vitoriosa”, disse Valdir Moreira.  

Para acompanhar a partida de número 1000 do Valdir Moreira o torcedor pode ouvir a Sociedade News FM através da sintonia 102.1, pelo site sociedadenewsfm.com.br ou ainda pelo aplicativo oficial da rádio – disponível para Android e iOS. A jornada esportiva tem início às 14h, e conta com a coordenação de Miro Nascimento.

Equipe: Narração – Valdir Moreira | Reportagem – Miro Nascimento | Comentários – Renilton Lima e Eder Olivério | Plantão – Tanúrio Brito

Por Cristiano Alves

Foto – Assessoria

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *