Prevista para ser iniciada em até 20 dias após a primeira fase do Baianão deste ano, a Copa Governador do Estado não será mais realizada neste ano. De acordo com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), a competição precisou ser cancelada pela baixa adesão dos clubes.
Por se tratar de vaga para competição nacional, para que a copa acontecesse seria necessária a participação de no mínimo seis clubes, sendo quatro da Série A. Porém, só três clubes da elite do futebol baiano e dois da Série B se inscreveram.
Ciente da importância da competição para o fortalecimento dos clubes baianos, que passariam a ter um maior calendário (além de começar em até 20 dias após a primeira fase da Série A, a Copa seria concluída 20 dias antes do início da Série B) e uma vaga em um importante campeonato nacional em disputa, a FBF se esforçou para viabilizar a participação dos seus filiados e concedeu isenção das taxas de arbitragem de todo o torneio. Ainda assim, o número mínimo de inscritos não foi alcançado.
Com o cancelamento da Copa Governador do Estado, a 3ª vaga da Copa do Brasil de 2026 volta para a Série A do Baianão 2025, condição estabelecida no art. 15 do Regulamento.