A Inglaterra está na final da Copa do Mundo Feminina pela primeira vez. Nesta quarta-feira (16), ao bater a Austrália por 3 a 1, se tornaram o segundo time da história a eliminar o país-sede em uma semifinal, feito que a Alemanha havia conseguido diante dos EUA em 2003 (3×0). Nas duas edições anteriores da competição, a Inglaterra havia sido eliminada a um jogo da final, com derrotas por 2×1 para Japão e Estados Unidos.
A partida foi muito disputada e Ella Toone abriu o placar aos 35′ da etapa inicial para as inglesas em Sidney. A jovem meia recebeu do lado esquerdo da área, acertou um chute espetacular na gaveta e calou o Accor Stadium. Na etapa final, Sam Kerr recolocou as ‘Matildas’ na disputa na mesma moeda. Em contra-ataque aos 17 minutos, a craque recebeu, avançou e acertou um lindo chute para empatar.
No entanto, aos 25, Lauren Hemp aproveitou falha da zaga dentro da área e finalizou cruzado para recolocar as inglesas na frente, e aos 35 veio a pá de cal. Em contra-ataque, Hemp deu assistência e Alessia Russo finalizou no canto direito da goleira Arnold para fechar o placar.
A final será no próximo domingo (20), às 7h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Sidney. Já a decisão de 3º lugar será entre Austrália e Suécia, no sábado (19), às 5h (de Brasília), em Brisbane.
Fonte: ESPN/Terra