A Confederação Brasileira de Futebol deu mais um passo no processo de implementação do impedimento semiautomático no futebol brasileiro. A empresa Genius Sports, responsável pela tecnologia, já iniciou a etapa de visitas técnicas aos estádios da Série A, entre eles a Arena Fonte Nova e o Barradão, que seriam jogos de Bahia e Vitória.
A presença da equipe da Genius faz parte da primeira fase do trabalho, voltada à análise estrutural das arenas e à definição dos pontos onde os equipamentos serão instalados. Após essa etapa, CBF e empresa darão início aos testes do sistema, com previsão de utilização já no começo do Campeonato Brasileiro 2026.

Antes da passagem por Salvador, outros nove estádios já haviam sido vistoriados, como Maracanã, Nilton Santos, MorumBIS e Neo Química Arena. Ainda em dezembro, além da Arena Fonte Nova e do Barradão, também receberão visitas Mineirão, Arena MRV, Ligga Arena e Couto Pereira.
Responsável pelo Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes destacou que o momento marca a transição do planejamento para a execução do projeto.
“A partir de agora, iniciamos uma etapa decisiva: sair do planejamento e avançar para a prática. Em cooperação direta com os clubes e com as federações estaduais, começamos a ajustar e organizar as visitas técnicas”, disse, completando que a iniciativa segue a diretriz de modernização da atual gestão.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, também avaliou positivamente a chegada do impedimento semiautomático ao Brasil.
“A chegada do impedimento semiautomático no Brasil é muito bem vista por todos nós. Estamos falando de uma das melhores empresas do mundo, a Genius Sports, que atende a Premier League”, destacou.
A Genius seguirá com as visitas técnicas em janeiro, passando por estádios como Beira-Rio, Allianz Parque e Arena do Grêmio. A expectativa da CBF é que a tecnologia esteja em funcionamento já no início da Série A do Brasileirão.
Fonte: A Tarde

