Publicidade
Publicidade

Brasileirão 2026 terá novidades no regulamento; saiba quais

3 Min de leitura

Após a CBF ter anunciado nesta segunda-feira (15) a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2026, disponibilizou também o Regulamento Específico da Competição e do Plano Geral de Ações. Os documentos detalham datas e mandos de campo de todos os jogos da Série A e trazem mudanças importantes nas regras para a próxima temporada.

Uma das principais alterações envolve o limite de partidas para que jogadores possam trocar de clube durante o Brasileirão. Até a edição de 2025, vencida pelo Flamengo, um atleta só podia se transferir se tivesse disputado no máximo seis jogos. A partir de 2026, esse número dobra: o limite passa a ser de 12 partidas.

Outra novidade está na classificação para a Conmebol Libertadores. Até 2025, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto iam para as fases preliminares.

Documento com primeiras três rodadas do Brasileirão; foto-CBF

A partir da próxima temporada, o Brasileirão passará a oferecer cinco vagas diretas para a principal competição continental. A mudança se deu porque a Copa do Brasil classificará dois clubes para o principal torneio da Conmebol a partir de 2026.

O regulamento também confirma que o vice da Copa do Brasil se classificará para a fase prévia na Libertadores. No entanto, caso o campeão tenha obtido vaga na fase de grupos por outro caminho, o vice herdará o lugar direto nos grupos da Libertadores. Caso clubes classificados à Libertadores cheguem à final da Copa nacional, as vagas vão para o Brasileiro.

Quando o Campeão da Copa do Brasil obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2027 através de outras Competições, a vaga direta da Copa do Brasil será redirecionada ao Vice-Campeão da Copa do Brasil, retornando a vaga para a Pré-Libertadores a que este faria jus para ser repassada ao Clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os Clubes já classificados — diz o regulamento.

As vagas via Brasileirão a partir de 2026

O Campeão acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 2º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 3º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 4º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;

O 5º classificado acessará a Conmebol Libertadores de 2027 na sua fase preliminar.

TAGGED:
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *