Clubes e Federação Bahiana de Futebol se reuniram na última quinta-feira 9 para sediar a reunião do Conselho Técnico do Bianão Sub-20 2023. No local foram definidos fórmula e detalhes de mais uma edição da competição. Assim como em 2022, serão 19 equipes em campo.
Atlético, Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Barcelona, Camaçariense, Conquista, Doce Mel, Itabuna, Jacuipense, Juazeirense, Juazeiro, Leônico, Jacobinense, SSA FC, Unirb, Vitória, Poções e ECPPVC disputarão o título neste ano.
O campeonato será iniciado no dia 19 de março. A final está prevista para ser realizada em 18 de junho.
Fórmula – A fórmula de disputa escolhida pela maioria dos clubes foi a proposta pela FBF. Para a primeira fase, os 19 clubes foram divididos em dois grupos, um com nove e outro com dez equipes.
Após sorteio, ficou definido que o Grupo 1 será composto por Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Itabuna, Jacuipense, Juazeirense, Juazeiro, SSA FC e Unirb. Já o Grupo 2 terá Atlético, Barcelona, Camaçariense, Conquista, Doce Mel, ECPPVC, Jacobinense, Leônico, Poções e Vitória.
Eles se enfrentarão no sistema apenas de ida, dentro de cada grupo. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão para a segunda fase, de quartas de final.
Para as quartas, uma nova divisão, desta vez com quatro grupos de dois, no seguinte formato: Grupo 3 (1º do GR 1 X 4º do GR 2), Grupo 4 (1º do GR 2 x 4º do GR 1), Grupo 5 (2º do GR 1 x 3º do GR 2) e Grupo 6 (2º do GR 2 x 3º do GR 1). Nesta fase, os jogos acontecerão no sistema de ida e volta.
Os vencedores farão as semifinais com os Grupos 7 (1º do GR 3 x 1º do GR 6) e 8 (1º do GR 4 x 1º do GR 5), também em jogos de ida e volta. Os dois vencedores disputarão o título em dois jogos.
Vagas – O campeão do Baianão Sub-20 terá direito a uma vaga na Copa do Brasil 2024 da categoria.
Para a Copa São Paulo, há vagas destinadas a clubes convidados pela Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição. Nos últimos três anos, a FPF convidou diretamente, sem ingerência da FBF, Bahia, Vitória e Canaã. As demais vagas que venham a ser disponibilizadas para a FBF serão definidas pelo critério de classificação no Baianão Sub-20.
Aspectos Técnicos – Com relação às substituições, cada clube poderá fazer até seis alterações por partida, respeitando o máximo de três paradas além do intervalo.
Já sobre locais de jogos, só serão aceitos Centros de Treinamentos nas primeiras fases do campeonato. As partidas finais só poderão ser realizadas em estádios.
O Conselho Técnico foi comandado pela diretoria da FBF, representada pela Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor de Registros e Transferência, Felipe Quadros, o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, e o Presidente da CEAF-BA, Jailson Macedo Freitas.
Fonte: FBF
Foto: PH/FBF