A bola vai rolar hoje para o Campeonato Baiano, quando Unirb x Vitória jogam às 19h30min no Estádio Antônio Carneiro em Alagoinhas. Mesmo com as dificuldades por conta da pandemia, a competição este ano traz novidades como uma premiação em dinheiro para os quatro clubes melhores colocados ao final da fase classificatória.
Um dos questionamentos que permeou durante muito tempo o cenário esportivo baiano é com relação a falta de uma premiação em dinheiro para aquelas equipes que obtivessem melhor posição entre os participantes na fase classificatória. Até o ano passado, o único valor que era recebido pelas equipes participantes do campeonato era referente aos pagamentos de direito de exibição dos jogos pela televisão. “Mesmo em meio a dificuldades, estamos trazendo esta novidade porque com certeza é uma forma de motivar ainda mais os clubes. Com certeza teremos uma competição mais atrativa”, ressalta o presidente da FBF, Ricardo Lima (foto).
Outra novidade está relacionada a quantidade de jogos que serão transmitidos e de que forma eles serão disponibilizados para os torcedores. As partidas do Baianão, incluindo dos times do interior do estado, serão exibidos ao vivo e em todo o mundo através de parceria da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e os clubes participantes pelas redes sociais e pelo YouTube, com as contas oficiais das agremiações. “É mais uma alternativa para as agremiações buscarem comercializar, lançando pacotes exclusivos de transmissão dos jogos. E na TV aberta teremos uma maior variedade de jogos transmitidos além de Bahia e Vitória os clubes do interior terão mais espaço”, confirmou Ricardo Lima.
PREMIAÇÃO
O governo da Bahia, através da Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), desembolsou R$ 8,2 milhões para transmitir o Campeonato Baiano, temporadas 2021 e 2022.
Conforme o contrato assinado pelo diretor-geral do Irdeb, Flavio Gonçalves, a Federação Baiana de Futebol (FBF) fechou o acordo com inexigibilidade de licitação. Serão 10 times na disputa: Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e ECPP Vitória da Conquista. A competição garante vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro.
Por Cristiano Alves