Depois de quatro meses paralisado por conta da pandemia do Covid-19, a bola volta a rolar pelo Campeonato Baiano. A penúltima rodada da fase classificatória pode ser decisiva para as pretensões de Fluminense e Bahia de Feira na competição que terá a primeira etapa encerrada no próximo domingo (26). O Touro do Sertão joga as fichas em um triunfo no seu ultimo jogo no Joia da Princesa, diante do Jacuipense, enquanto o Bahia de Feira encara o Vitória no Barradão, em Salvador, buscando se consolidar no G-4 da competição.
Atual terceiro colocado na classificação geral, o Bahia de Feira vinha numa crescente depois de um começo desencontrado no Baiano, muito por conta do excesso de jogos, pois a equipe estava dividindo às atenções com a disputa da Copa do Brasil. Os dois triunfos contra o Atlético e Jacobina respectivamente deixaram o time na briga por uma das vagas na semifinal da competição e um triunfo hoje, pode deixar o Tremendão em situação confortável para a última rodada onde joga em casa diante da Juazeirense e um empate, dependendo de combinações de resultados, seria o suficiente para o Tremendão carimbar a passagem para a semifinal da competição.
O Vitória, por sua vez vem de um revés diante do Jacuipense e precisa vencer, pois está com 11 pontos na quarta posição e tem no seu encalço o Atlético de Alagoinhas, que enfrenta o Bahia em Pituaçu. Caso tropece, o rubro-negro fica na obrigação de vencer o Doce Mel na última rodada se quiser avançar para as semifinais da competição.
FLUMINENSE
Com 9 pontos e um aproveitamento de aproximadamente 43%, o Fluminense entra em campo tentando vencer seu primeiro jogo em casa. Os dois triunfos que conseguiu contra o Jacobina e o Doce Mel foram fora de casa e antes da paralisação, o Touro vinha de duas derrotas seguidas, que inclusive custaram o cargo do treinador Edu Silva. Cabe a Beto Oliveira que está no comando a menos de 15 dias a missão de vencer para que o Fluminense ainda chegue na última rodada da fase classificatória no próximo domingo (26) diante do Bahia ainda com alguma chance de classificação para a fase semifinal. Além de vencer, o Touro ainda terá que torcer por combinações de resultados para avançar na competição.
O Jacuipense, por sua vez é o vice-líder com 12 pontos e um empate pode ser bom porque mantém o time no G-4 e na última rodada joga em casa diante do Atlético para decidir a classificação para a fase semifinal. Fluminense x Jacuipense será apitado por Edvalter Marinho dos Santos, auxiliado por Carlos Vidal Pereira Oliveira e Wesley Silva Santos. O juiz reserva será Josué Reis de Jesus Junior.
Por Cristiano Alves