Publicidade
Publicidade

Associação Desportiva Bahia de Feira vai retomar ás atividades esportivas

Compartilhe este Post

O Bahia de Feira estará retomando as atividades para a próxima temporada. Semana passada aconteceu uma reunião entre dirigentes da Associação Desportiva Bahia de Feira e da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

O Tremendão foi representado por Jodilton Souza, Tiago Souza, Mayara Correia com a participação de Dr. André Guimarães.

 O Tremendão deve entrar na disputa da Copa Governador do Estado, competição aprovada no último conselho técnico do campeonato baiano 2025, onde a 3ª vaga da copa do Brasil será do Campeão e será intercalada entre o final da primeira fase e as fases finais da Serié A e o inicio Segunda Divisão do Campeonato Baiano, competição oficial que o Tremendão irá disputar visando o acesso á elite do futebol baiano em 2026.

O Diplomatas News apurou que a presença do Dr, André, dá-se em virtude de o mesmo ser o gestor da União Médica, empresa pertencente ao Grupo Nobre e será parceira/patrocinadora do Bahia de Feira na temporada.

Campeonato Baiano terá estreia marcada para o dia 11 de janeiro

GRUPO NOBRE X BAHIA DE FEIRA

Desde quando o grupo empresarial Nobre assumiu o controle do Bahia de Feira em 2009, a equipe conquistou o título estadual da Série B no mesmo ano; em 2011 foi campeão de forma inédita da Série A; em 2013 conquistou a Copa Governador do Estado e ainda acumula em seu currículo seis participações na Série D do Campeonato Brasileiro e quatro na Copa do Brasil. Além disso é a única agremiação do interior a possuir um estádio próprio: a Arena Cajueiro.

No final da temporada 2024 e com o rebaixamento do clube á serié B, patrono e um dos principais mentores do projeto Bahia de Feira, o professor Jodilton Souza em entrevista ao coordenador de esportes da Rádio Sociedade de Feira , equipe os Diplomatas, Miro nascimento, deixou claro que deveria deixar o futebol a partir do próximo ano e acenou com a possibilidade de iniciar o processo de transformação do clube em uma SAF, o que não aconteceu.

BAIANO SERIÉ A

No último dia 14 de novembro, os detalhes do Baianão 2025 foram definidos no Conselho Técnico, realizado na sede da Federação Bahiana de Futebol, em Lauro de Freitas-BA. No encontro foram definidos todos os aspectos técnicos do estadual, como acesso, descenso e classificações às competições nacionais.

Por maioria dos votos, os clubes decidiram pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou competição que leve outro nome, ainda no primeiro semestre de 2025.  Essa copa será iniciada no máximo 20 dias após a 1ª fase do Baianão e dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil, também escolhida por maioria de votos.

Para que a copa aconteça, será necessária participação de, no mínimo, quatro clubes da Série A. Com a volta da competição, a FBF disponibiliza um calendário maior para os clubes, principalmente aqueles que não avançam à segunda fase do estadual e encerram suas atividades com apenas 40 dias em toda a temporada.

A fórmula

 A fórmula será a mesma dos últimos anos. Já o período de disputa será de 11 de janeiro a de 23 ou 26 de março.

Os dez clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.

Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo Calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *