Publicidade
Publicidade

Afastado do futebol a 5 anos, Lula Pereira morre em Fortaleza\CE

Compartilhe este Post

Faleceu na noite de ontem em Fortaleza\CE, o ex-jogador e treinador, Luiz Carlos Bezerra Pereira, o Lula Pereira, aos 64 anos, vítima de complicações cardíacas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), Há cerca de um ano e meio, Lula Pereira passou por grande desafio na vida ao ser vítima de um AVC, evento que lhe custou a mobilidade até a sua morte. Antes do problema de saúde, Lula fez último trabalho no futebol como coordenador técnico do Ferroviário. O profissional marcou época no futebol cearense com passagens e títulos por clubes, principalmente pelo Ceará Sporting Club, equipe por onde atuou e dirigiu por várias oportunidades.

LIGAÇÃO

Lula é filho do saudoso futebolista Geraldo Pereira, que teve uma história marcante como jogador e treinador, quando dirigiu por diversas vezes o Fluminense de Feira. Assim como o pai, ele fez sua vida no esporte, como jogador e treinador. Pernambucano de Olinda, onde vivia com a mãe, após o fim do relacionamento com o pai, Lula iniciou a carreira como jogador atuando pelo Sport, Santa Cruz e já no começo dos anos 80 encerrou a carreira jogando pelo Ceará, onde fixou residência devido a empatia que obteve com o os torcedores e o próprio Estado do Ceará. Iniciou a carreira de técnico no time Sub-20 do Ceará, alcançando o título da categoria em 1988, vencendo todas as partidas disputadas. Teve passagens pelo FlamengoBrasilienseBahia, entre outros. Foi campeão catarinense pelo Figueirense em 1994, após um jejum de 20 anos do clube alvinegro, e campeão mineiro pelo América Mineiro, superando os grandes Cruzeiro e Atlético Mineiro.

Fez estágio de técnico na Europa e teve passagem pelo futebol do Oriente Médio.

No dia 17 de fevereiro de 2012, Lula Pereira foi anunciado como o novo técnico do Ceará para o restante da temporada. Entretanto, no dia 12 de março do mesmo ano, acabou sendo demitido após apenas 21 dias no comando do clube.

RESPEITO E ATENÇÃO

Lula Pereira, após o AVC recebendo a visita dos confrades Sérgio Redes, J. Lacerda, Lula e Wilton Bezerra

Lula Pereira, assim como o seu pai, Geraldo Pereira, era uma pessoa que tinha um respeito muito grande e atenção com a imprensa. Isso pôde ser comprovado por este repórter em 2003, quando o Bahia tinha acabado de fechar a sua contratação. Ele tinha uma dura missão de tentar evitar o rebaixamento do Esquadrão de Aço, na primeira versão do Campeonato Brasileiro Série A por pontos corridos.

Eu trabalhava no jornal TRIBUNA FEIRENSE, quando recebi a informação que Lula Pereira estava em Feira de Santana para visitar o seu pai Geraldo Pereira. Ele tinha despistado a todos e veio de Fortaleza para Feira de Santana de carro e da Princesa do Sertão seguiria para Salvador para assumir o comando do Bahia. Fui para a casa de Geraldo Pereira, que me recebeu com a alegria de sempre, mas me alertou sobre a possibilidade de Lula não me dar entrevista. Então ele foi falar com o Lula, que logo em seguida apareceu na sala.

Me cumprimentou e disse. “Garoto, eu não queria dar entrevista a ninguém, mas como você me descobriu aqui e meu pai lhe tem muito respeito, vou falar como você”, salientou.

Essa foi uma das mais importantes entrevistas que fiz ao longo dos quase 20 anos de carreira como cronista esportivo.

Esse respeito também era presente com outros companheiros de crônica, que mesmo Lula não estando mais em atividade, não deixavam de visita-lo, pois o treinador por conta dos problemas de saúde estava já com a sua mobilidade reduzida. Esse registro mostra  Lula Pereira, após o AVC recebendo a visita dos confrades Sérgio Redes, J. Lacerda, Lula e Wilton Bezerra.

Seu último trabalho no futebol foi em 2016, quando foi diretor de futebol do Ferroviário-CE. Entre suas conquistas estão três títulos do Campeonato Cearense (1989, 1990 e 1998) pelo Ceará, Campeonato Catarinense (1994) com o Figueirense, Campeonato Mineiro (2001) com o América-MG e o Candangão (2006) pelo Brasiliense.

Por Cristiano Alves

Fotos – Uol e Arquivo Pessoal

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *