Duas instalações do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros em Salvador e em Simões Filho serão as primeiras a ganhar piscinas semiolímpicas, numa parceria entre a corporação e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Na capital, a unidade fica no bairro de Amaralina (espaço onde funcionava a Escola Cupertino Lacerda) e no município da região metropolitana na unidade do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP).
A licitação das duas obras encontra-se em fase final de preparação pela autarquia do esporte para lançamento já nos próximos dias. A construção dos equipamentos e implantação de projetos sociais em unidades operacionais do Corpo de Bombeiros foi a pauta de encontro realizado, entre o diretor da Sudesb, Vicente Neto, e o comandante geral da corporação, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo.
Além de Salvador, outros quatro municípios do interior também irão receber este tipo de investimento esportivo. “Vejo como muita positiva esta parceria. Em futuro próximo, entregaremos à sociedade baiana mais esses dois equipamentos aquáticos, os primeiros de uma série de intervenções esportivas que a Sudesb e o Corpo de Bombeiros vêm formatando para serem executados no estado”, informa o diretor Vicente Neto.
Também satisfeito com o andamento da parceria, o coronel Telles falou do seu interesse em viabilizar a ocupação dos espaços para treinamento da corporação, mas também atender a sociedade com projetos sociais. “Com o funcionamento da piscina, no 13º GBM Grupamento Marítimo, em Amaralina, poderemos atender com projetos crianças, jovens e idosos do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz, por exemplo. Em Simões Filho também iremos desenvolver projetos sociais”, afirma o coronel, referindo-se a aulas de natação e hidroginástica.
O investimento nos dois equipamentos está estimado em R$1,3 milhão, estando previstas a construção das duas piscinas semiolímpicas (12,5 x 25m, com profundidades entre 1,60M e 3M), vestiário, arquibancada com três degraus, iluminação em led, pavimentação e paisagismo. O recurso para construção dessas duas piscinas e outras que estão sendo projetadas é proveniente do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros da Bahia (Funebom).
Além do diretor da Sudesb e do comandante geral, participaram também da reunião, dentre outros, o diretor de Operações da autarquia do esporte, Marcos Andrade, o comandante e o subcomandante do Grupamento Marítimo, tenente-coronel Ricardo Frank e capitão Luciano Alves, respectivamente.
Fonte – Ascom/Sudesb