Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de 200 pessoas participaram da I Corrida Feirense de Prevenção ao AVC do HGCA

Compartilhe este Post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu no último domingo (07) a I Corrida Feirense de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento foi realizado na Av. Nóide Cerqueira, e contou com a participação de mais de 200 pessoas. A ideia é que a corrida se torne um evento anual a ser realizado na semana mundial de prevenção a AVC. De janeiro a agosto deste ano, 597 pacientes de Feira de Santana e região foram atendidos no HGCA, maior hospital público do interior da Bahia.

De acordo com médica neurologista, Renata Nunes, a corrida superou as expectativas em relação a participação e organização. “Foi muito emocionante ver aquele mar de azul na avenida Nóide Cerqueira com aquelas pessoas que já foram vítimas do AVC vivendo aquele momento tão importante e tão marcante na vida deles, fiquei muito emocionada e essa emoção foi compartilhada por outras pessoas que estavam ali. Se faz necessário compreender que quando a gente fala de AVC, estamos falando de  prevenção, tratamento, mas também de reabilitação por se tratar de um tratamento extremamente significativo. Eu tenho certeza que a corrida passa a ser parte do calendário esportivo anual da cidade e nos próximos anos ela acontecerá de forma mais abrangente, com mais participantes e Feira de Santana vai ter esta atividade como parte de sua rotina”, afirmou.

Estudos indicam que uma em cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida. Os fatores de risco mais importante são hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, obesidade, estresse, sedentarismo e doenças cardíacas. Entre os fatores de risco modificáveis o sedentarismo e obesidade ganham destaque, além disso, a mudança no estilo de vida com aquisição de práticas saudáveis tem papel de destaque na redução do risco cardiovascular e controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Fonte e Foto – Ascom HGCA

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *