Apesar da má fase na F1, há oito corridas sem vencer, Max Verstappen segue absoluto quando se trata de provas sprint. O holandês conquistou nesta sexta-feira (18) a nona pole position do formato, no GP dos Estados Unidos em Austin. Com uma única volta de 1m32s833, ele superou George Russell e o terceiro colocado Charles Leclerc.
Max é o maior vencedor do formato introduzido em 2021 para aumentar as disputas nos fins de semana da F1; até aqui, são dez vitórias, a última conquistada no GP da Áustria em junho deste ano, embora a prova principal do Circuito de Spielberg tenha inaugurado sua seca de triunfos na temporada.
A etapa deste sábado marcará o retorno das corridas sprint ao calendário após quatro meses desde a última edição, na Áustria – serão seis provas até o fim do ano, incluindo ainda São Paulo e Catar. A sessão classificatória desta sexta foi dominada em grande parte pela Ferrari, que liderou os dois primeiros segmentos com Leclerc e Sainz. Na etapa final, porém, Verstappen ressurgiu para tirar a pole provisória de Russell, que havia registrado a melhor volta da sessão dois minutos antes. A RBR, por outro lado, chegará desfalcada à disputa deste sábado, já que Sergio Pérez foi eliminado ainda no SQ2.
Destaque, ainda, para a aparição do calouro da Williams, Franco Colapinto, no top 10. Apesar de rodar na pista no último segmento, o argentino vai representar a equipe em busca de ao menos um ponto extra que é concedido pela corrida curta – o máximo de pontos obtido pode chegar até oito.
Confira o grid completo para a Sprint deste sábado:
Fotos: Divulgação