A Fórmula 1 realizou neste domingo (23) o GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2023. E em uma prova marcada pelo forte calor e a grande degradação de pneus, Max Verstappen garantiu mais uma vitória no ano, dando o bote em cima de Lewis Hamilton ainda na primeira curva para vencer sem problemas. Com isso, a Red Bull chega à 12ª vitória consecutiva na F1, batendo o recorde histórico da McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost com uma sequência iniciada no GP de Abu Dhabi do ano passado.
Hamilton, na verdade, não durou nem até a primeira curva de na liderança. Na largada, o inglês tentou fechar a porta, deixando Max sem espaço, mas o holandês foi inteligente para manter-se no traçado, uma vez que já estava na linha ideal. Na disputa da freada, prevaleceu também o esperto Oscar Piastri, que assumiu a segunda posição, com Lando Norris indo para terceiro. A partir daí, foi o já costumeiro passeio da Red Bull, com Verstappen dominando com pneus médios e duros, apenas administrando a distância para a McLaren de Norris — que àquela altura, já havia superado o companheiro de equipe após a primeira troca de pneus.
Sergio Pérez apostou nos pneus duros no início e fez uma boa corrida de recuperação, terminando em terceiro. Hamilton cruzou a linha de chegada em quarto, com Piastri em quinto e George Russell (que havia largado em 18º) em sexto. Charles Leclerc, punido em 5s por exceder o limite de velocidade no pit-lane, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Lance Stroll fecharam o top-10.
A F1 volta no próximo fim de semana para um dos GPs mais esperados do ano: Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, entre os dias 28-30 de julho.
Confira o resultado completo do GP da Hungria:
- Max Verstappen (HOL/Red Bull)
- Lando Norris (ING/McLaren), a 33s731
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 37s603
- Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 39s134
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 62s572
- George Russell (ING/Mercedes), a 65s825
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 70s317
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 71s073
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 75s709
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
- Alexander Albon (TAI/Williams), a uma volta
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a uma volta
- Daniel Ricciardo (AUS/Alpha Tauri), a uma volta
- Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 26s663, a uma volta
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 31s225, a uma volta
- Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo), a 29s820, a uma volta
- Kevin Magnussen (DIN/Haas), a uma volta
- Não terminaram a corrida – Esteban Ocon (FRA/Alpine), Pierre Gasly (FRA/Alpine) e Logan Sargeant (EUA/Williams)
Fonte-Grande Prêmio