Publicidade
Publicidade

Presidente da Federação Internacional diz que vagas do atletismo para as Olimpíadas serão mantidas

Compartilhe este Post

O presidente da World Athletics, o inglês bicampeão olímpico Sebastian Coe, garantiu que os atletas que já tinham vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão continuar classificados para evento que foi adiado para 2021. Chefão da entidade que rege o atletismo mundial, Coe já assinara uma carta com essa indicação na última sexta-feira, mas em entrevista publicada pelo jornal espanhol Marca e outros quatro meios de comunicação neste sábado ele é direto na garantia das vagas.

– Atletas que já estão classificados continuarão a ter essa condição – afirmou Coe.

Hoje, o Brasil tem 24 vagas garantidas para Tóquio no atletismo, sendo oito referentes aos revezamentos 4x100m masculino e 4x400m misto. Pela primeira vez no atletismo olímpico, os atletas podem se qualificar de dois modos para os Jogos: por meio do ranking mundial e por índices técnicos. O atletismo vai ter 1.900 competidores ao todo em Tóquio, tendo a limitação de três representantes por país em cada prova. É o esporte que mais distribui medalhas.

A tendência é que as vagas já conquistadas, seja por índice seja em seletivas olímpicas, se mantenham com os países e atletas em todas as modalidades mesmo com o adiamento dos Jogos para 2021.

– Está se encaminhando dessa forma, não só o atletismo como todos os esportes devem manter as vagas. Não é uma decisão definitiva, está sendo muito conversado, mas é um caminho – disse Bernard Rajazman, membro do Comitê Olímpico Internacional, ao Globoesporte.com

Sobre a possível nova data dos Jogos de Tóquio, Coe preferiu não emitir sua opinião.

– Você precisa ser flexível com os Jogos. Prefiro não especular sobre qual é minha preferência para o verão ou a primavera. Não se trata apenas de um esporte, trata-se de todos os esportes que concordam com o COI e os organizadores para tornar os melhores Jogos possíveis. Sou atleta e você precisa dar a eles o máximo de tempo possível para se planejar – disse o presidente da World Athletics.

No caso do atletismo, há ainda o problema de a Olimpíada de Tóquio poder coincidir com o Mundial da modalidade, que está previsto para acontecer entre 6 e 15 de agosto, em Eugene, nos Estados Unidos. E Coe deu a entender que uma mudança da data do Mundial de atletismo já está em curso.

– Mais ou menos quase todas as federações internacionais concordam que os Mundiais programadas não devem ser realizados no mesmo ano dos Jogos.

Fonte: GE | Foto: Matthias Hangst/Getty Images

Publicidade

Posts Relacionados

51 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *