Publicidade
Publicidade

Libertadores e Sul-Americana devem acabar com o gol fora de casa como critério de desempate

Compartilhe este Post

Tudo indica que 2019 foi o último ano em que o gol marcado fora de casa serviu como critério de desempate nos mata-mata das competições sul-americanas de clubes, como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.

A Conmebol, entidade que manda no futebol sul-americano, criou um “grupo técnico” para discutir o fim desse critério. Uma decisão será tomada na próxima reunião do conselho da Conmebol, marcada para o dia 8 de novembro, véspera da final da Copa Sul-Americana entre Colón e Independiente Del Valle, no Paraguai.

A ideia de extinguir o gol fora de casa como critério de desempate em duelos de mata-mata partiu do presidente da CBF, Rogério Caboclo. Em competições brasileiras, como a Copa do Brasil, isso não existe mais. Quando um duelo termina com o saldo de gols empatados, a decisão vai direto para os pênaltis.

Foi assim em Cruzeiro e Fluminense, por exemplo, nas oitavas de final. O jogo no Rio de Janeiro terminou com empate por 1 a 1, e a volta em Minas teve placar de 2 a 2. Se a regra da Conmebol valesse, o Flu teria avançado por ter marcado mais gols fora de casa. A decisão foi para os pênaltis e o Cruzeiro ganhou.

Por outro lado, este critério foi determinante na eliminação do Palmeiras nas quartas de final da Libertadores. O clube paulista venceu o Grêmio por 1 a 0 em Porto Alegre, mas perdeu por 2 a 1 em casa. O número de gols marcados como visitante fez o clube gaúcho avançar.

Informações Globo Esporte

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *