Foi divulgado pela Fifa os 11 jogadores que disputarão o prêmio The Best, que dá o título de melhor jogador do mundo. Um cerimônia online será feita para anunciar o vencedor, prevista para o dia 17 de janeiro de 2022. Neymar Jr. é o único brasileiro presente entre os indicados. Jorginho está na lista representando a Itália.
Neymar Jr, o único brasileiro presente na lista, está constantemente sendo indicado, porém também teve decepções com a derrota na final da Copa América, mas por outro lado, viu o Brasil deslanchar nas eliminatórias, junto com a classificação antecipada para o mundial. CR7 trocou de time e não teve sucesso nas eliminatórias e na Euro deste ano. Mas seus números ainda são altos.
Além da lista do futebol masculino, foi anunciada a lista das finalistas do futebol feminino, do melhor técnico do futebol masculino e feminino, além do melhor goleiro e da melhor goleira do mundo. A votação está aberta para o público até dia 10 de dezembro de 2021. Antes da cerimônia, os 3 finalistas de cada categoria serão anunciados
Karim Benzema (Real Madrid – França)
Kevin De Bruyne (Manchester City – Bélgica)
Cristiano Ronaldo (Juventus/Manchester United – Portugal)
Erling Haaland (Borussia Dortmund – Noruega)
Jorginho (Chelsea – Itália)
N’Golo Kanté (Chelsea – França)
Robert Lewandowski (Bayern de Munique – Polônia)
Kylian Mbappé (PSG – França)
Lionel Messi (Barcelona/PSG – Argentina)
Neymar (PSG – Brasil)
Mohamed Salah (Liverpool – Egito
O prêmio é dado para o jogador que melhor desempenhou seu futebol no ano, levando em conta as atuações pelo clube e também pela seleção. Os indicados fazem parte da elite do futebol europeu e, além do destaque individual, o prêmio pode ser dado para quem estava presente também nas conquistas coletivas.
A França, mesmo não vencendo a Eurocopa, ainda possui um bom time e foi a seleção que mais colocou jogadores entre os finalistas. São 3 deles disputando o prêmio: Benzema, Kanté e Mbappé. Jorginho, pela seleção italiana, mesmo com uma decepção nas eliminatórias, foi campeão da Eurocopa neste ano, além de ter sido campeão da Champions League com o Chelsea. As conquistas coletivas poderão falar alto, mas os números individuais também serão analisados.
De Bruyne e Salah estão em alto nível na Premier League, com destaque para o egípcio, que é artilheiro do Liverpool e é um dos pilares para o time estar com uma das melhores campanhas da Europa. Haaland mantém suas boas atuações no Borussia, mas ficou de fora da repescagem para a próxima Copa do Mundo.
Messi e Lewandowski devem ser os principais candidatos. Messi conseguiu seu primeiro título com a seleção argentina e, como Lewandowski, manteve seu alto padrão de atuações e participações em gols. É especulado que estejam entre os 3 finalistas.
O prêmio The Best acompanha e mantém os mesmos vencedores do prêmio Ballon d’Or, da revista France Football. O único ano que a premiação não foi igual, ocorreu ano passado, em 2020. Lewandowski venceu o prêmio The Best, mas não houve premiação da Bola de Ouro, sem vencedores. A expectativa era que o polonês levasse o prêmio.
Confira os últimos vencedores do The Best: Robert Lewandowski
– 2020 Lionel Messi
– 2019 Luka Modric
– 2018 Cristiano Ronaldo
– 2017 Cristiano Ronaldo
– 2016 Lionel Messi – 2015
LISTA MELHOR JOGADORA
Stina Blackstenius (Suécia / BK Häcken)
Aitana Bonmati (Espanha / FC Barcelona)
Lucy Bronze (Inglaterra / Manchester City FC)
Magdalena Eriksson (Suécia / Chelsea FC)
Caroline Graham Hansen (Noruega / FC Barcelona)
Pernille Harder (Dinamarca / Chelsea FC)
Jennifer Hermoso (Espanha / FC Barcelona)
Ji So-yun (Coreia do Sul / Chelsea FC)
Sam Kerr (Austrália / Chelsea FC)
Vivianne Miedema (Holanda / Arsenal FC)
Ellen White (Inglaterra / Manchester City FC)
Alexia Putellas (Espanha / FC Barcelona)
Christine Sinclair (Canadá / Portland Thorns FC)
Fonte: UOL
Foto: Ettore Chiereguini/AGIF/Instagran Fifa