A Fifa fará o sorteio dos grupos do Mundial de Clubes de 2025 nesta quinta-feira (5) em Miami. A partir das 15h (de Brasília), serão definidas as chaves da primeira edição do novo torneio, que será disputada nos Estados Unidos, entre 15 junho e 13 de julho do ano que vem.
Os quatro potes foram definidos. Atual campeão da Libertadores e último classificado para a competição, o Botafogo está no Pote 3, e terá dois rivais europeus na primeira fase. Os outros três brasileiros – Flamengo, Fluminense e Palmeiras – são cabeças de chave e enfrentarão apenas um europeu em seus grupos.
Veja como ficaram os potes do sorteio:
- Pote 1: Bayern de Munique (ALE), Flamengo (BRA), Fluminense (BRA), Manchester City (ING), Palmeiras (BRA), Paris Saint-Germain (FRA), Real Madrid (ESP) e River Plate (ARG);
- Pote 2: Atlético de Madrid (ESP), Benfica (POR), Borussia Dortmund (ALE), Chelsea (ING), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR) e RB Salzburg (AUT);
- Pote 3: Al-Ahly (EGI), Al-Hilal (SAU), Boca Juniors (ARG), Botafogo (BRA), León (MEX), Monterrey (MEX), Ulsan (COR) e Wydad Casablanca (MAR);
- Pote 4: Al Ain (EAU), Auckland City (NZL), Espérance de Tunis (TUN), Inter Miami (EUA), Mamelodi Sundowns (AFS), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e Urawa Red Diamonds (JAP).
O sorteio definirá os oito grupos, cada um composto por quatro equipes, vindas de cada um dos potes. O torneio será disputado nos mesmos moldes antigos da Copa do Mundo de seleções, com cada equipe fazendo três partidas na primeira fase, e os dois primeiros de cada chave avançando para as oitavas de final, para então se iniciar a fase de mata-mata em jogo único até a grande final.
O sorteio desta quinta-feira terá as seguintes restrições:
- Times do mesmo país não ficam no mesmo grupo;
- Nenhum grupo terá mais de um time da mesma confederação, exceto a Europa, que tem 12 representantes no torneio. Ou seja: quatro dos oito grupos terão dois clubes europeus;
- O Inter Miami e o Seattle Sounders (ambos dos Estados Unidos) ficarão nos grupos A e B, respectivamente;
- Os oito times do pote 1 serão ‘cabeças de chave’ de seus respectivos grupos;
- Os quatro europeus cabeças de chave serão sorteados nos grupos de forma que o cruzamento evite que eles se enfrentem antes da semifinal caso todos liderem suas chaves.
- Os dois melhores do ranking da Uefa (City e Real) e os dois melhores da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) serão distribuídos de forma que só possam se enfrentar na semifinal, caso liderem seus grupos.
Quem os times brasileiros devem encarar?
Os grupos com dois europeus envolverão os quatro melhores ranqueados do pote 1 (Manchester City, Real Madrid, Bayern e PSG) contra os quatro piores do ranking da Uefa que estão no pote 2 (Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg).
Por isso, sobram apenas os europeus Inter de Milão, Porto, Borussia Dortmund e Chelsea para serem sorteados nos grupos em que estiverem os sul-americanos do Pote 1, que são Flamengo, Palmeiras, River Plate e Fluminense. Os cabeças de chave da América do Sul podem duelar com quaisquer times dos potes 3 e 4, exceto Botafogo e Boca Juniors.
Pelo fato de Botafogo e Boca Juniors, do Pote 3, não poderem enfrentar os quatro clubes da América do Sul que compõem o Pote 1, necessariamente estarão em grupos com dois times europeus. As possibilidades de enfrentamento do Botafogo e do Boca são Manchester City, Real Madrid, Bayern e PSG, do Pote 1, e Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e RB Salzburg, do Pote 2.