A Professional Fighters League já tem data para o início da temporada 2025 e terá mudanças significativas em seu formato. O atual presidente da organização, Donn Davis, utilizou suas redes sociais para informar que o torneio mundial vai começar no dia 3 de abril. Além disso, ele deu mais detalhes sobre a nova competição, que vai contar com a participação 64 atletas.
O torneio terá oito categorias (peso-mosca-feminino, peso-galo, peso-pena, peso-leve, peso-meio-médio, peso-médio, peso-meio-pesado e peso-pesado), e cada uma delas vai ter oito representantes. Diferente das temporadas anteriores, agora os lutadores precisam vencer todas as lutas para se manterem vivos na disputa pelo cinturão. Entenda as mudanças.
O formato era inspirado nas grandes ligas esportivas americanas, nas quais o campeonato era dividido em temporada regular e playoffs. Na PFL, a temporada regular consistia em duas lutas para cada atleta, independentemente de seus resultados. Ao final da temporada regular, os quatro melhores classificados de cada categoria iam aos playoffs e se enfrentam por uma vaga na grande decisão.
A partir de 2025, os oito lutadores de cada categoria entram na primeira rodada precisando de um resultado positivo e só avançam para a semifinal em caso de vitória. Os quatro classificados lutam a semifinal e os dois vencedores desses duelos disputam a grande final. As lutas da primeira rodada e os confrontos da semifinal vão ter três rounds de cinco minutos. Já as finais serão de cinco rounds de cinco minutos.
A organização informou que vai desembolsar mais de 20 milhões de dólares em premiações – incluindo bônus de 500 mil dólares para cada vencedor. A PFL ainda não divulgou quando os lutadores de cada uma das categorias sobem no cage, mas anunciou o calendário com todas as datas da temporada. A lista completa dos lutadores será divulgada em fevereiro.
A primeira rodada:
03/04
11/04
18/04
01/05
Semifinal:
12/06
20/06
27/06
Final:
01/08
15/08
21/08
Além da mudança no formato, a PFL anunciou o fim de eventos do Bellator na última terça-feira (15). De acordo com Donn Davis, os lutadores da extinta organização serão integrados à PFL e os títulos do Bellator permanecem.