Lucas Pinheiro Braathen conquistou o ouro no slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina neste sábado (14), garantindo a primeira medalha para o Brasil na história das Olimpíadas de Inverno. O feito não é inédito apenas para o esporte brasileiro. Essa foi também a primeira medalha conquistada por um atleta latino-americano na competição!
Na lendária pista Stelvio, em Bormio, o atleta de 25 anos dominou a prova do início ao fim, liderando um pódio completado pelos suíços Marco Odermatt (58 centésimos de segundo atrás), que levou a prata, e Loïc Meillard (1,17 segundo atrás), que ficou com o bronze.
Após dominar a primeira descida com uma vantagem de quase um segundo sobre Odermatt, o brasileiro manteve uma diferença de 0,58 segundos após a segunda descida, realizada na neve e na chuva, para garantir uma medalha de ouro histórica para o Brasil e para a América Latina.
“Não, definitivamente a ficha não caiu ainda (…) Eu tentei de novo e de novo colocar palavras no que estou sentindo e isso é simplesmente impossível. As minhas emoções agora são um sol eterno dentro de mim, que está brilhando tão brilhante“, celebrou Lucas Braathen após conquistar o ouro.
Nascido em Oslo, de pai norueguês e mãe brasileira, o atleta de 25 anos vem representando as cores verde e amarela desde 2024 na modalidade. A conquista foi muito celebrada por torcedores brasileiros que acompanhm os Jogos de perto, na Itália, e também nas redes sociais, onde o atleta conta com milhões de seguidores e uma legião de fãs.
“Lucas Pinheiro Braathen escreve seu nome no olimpo do esporte e conquista o primeiro pódio do Brasil nos Jogos Olimpicos de Inverno. É histórico! Vamos dançar, Lucas!“, publicou o Time Brasil em seu perfil oficial no Instagram.
Lucas já havia se tornado o primeiro brasileiro a vencer uma etapa da Copa do Mundo de esqui alpino em novembro, em Levi, na Finlândia. Em Bormio, o atleta, entusiasta da moda e da música, foi ainda mais longe, escrevendo o capítulo mais belo de sua carreira

