O Intermunicipal 2024 vai entrar para a história. Pela primeira vez uma edição da maior competição de futebol não profissional do mundo terá uso do árbitro de vídeo. O anúncio foi feito pela diretora de competições da Federação Bahiana de Futebol, Taíse Galvão, durante reunião com as seleções semifinalistas desta edição. Mais uma novidade apresentada pela entidade, que neste ano já concedeu isenção de todas as taxas de arbitragem do campeonato.
A tecnologia escolhida foi o VAR Light, um modelo onde são dispensados os operadores de câmera e o próprio árbitro de vídeo opera as imagens. As câmeras, que são cerca de quatro a oito, são fixas em pontos estratégicos do campo e o software, de ponta, permite uma análise precisa e em tempo real de lances decisivos.
As câmeras são de alta definição e capturam todos os ângulos do campo. A tecnologia também permite aos árbitros de campo e de vídeo acesso a ferramentas avançadas de replay, que facilitam a revisão das jogadas.
A estreia do VAR Light será na primeira partida da final do Intermunicipal 2024. A tecnologia também está garantida para a segunda e decisiva partida, que definirá o campeão desta edição.
Já o presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas, destacou o compromisso da FBF em elevar o nível da arbitragem. “Mais uma medida tomada pela FBF para elevar o nível da arbitragem, seja em jogos das competições profissionais, como o Baianão, mas também do Intermunicipal, que apesar de ser não profissional é uma competição grandiosa, muito importante para o futebol baiano. O VAR light chega para ajudar os árbitros, mas também para proporcionar às ligas, atletas e torcedores uma experiência mais justa”.
Os duelos acontecem às 15h dos dois próximos domingos. Crisópolis e Castro Alves farão uma final inédita.
Fotos e Fonte- FBF