Ligas Desportivas e clubes filiados à Federação Bahiana de Futebol se reuniram nesta terça-feira (18), no auditório da entidade. No local foi realizada a Assembleia Geral Ordinária para examinar, discutir e julgar as contas e demonstrações financeiras do exercício 2022.
O Presidente da FBF, Ricardo Lima, abriu a AGO e apresentou os avanços e conquistas da entidade na temporada passada. Em seguida, ele passou a condução dos trabalhos para o Diretor Administrativo e Financeiro da entidade, Marcelo Araújo, que leu as demonstrações financeiras, elaboradas de acordo com a legislação vigente e acompanhadas de pareceres do Conselho Fiscal e de Auditores Independentes.
Após a leitura, a AGO aprovou por unanimidade as contas e também a proposta orçamentária para o exercício financeiro do ano em curso. Cada Liga e clube também recebeu o Relatório anual de atividades da FBF.
Além de Ricardo Lima e Marcelo Araújo, a mesa diretora da Assembleia foi composta pelo Vice-Presidente da FBF, Manfredo Lessa, o Presidente do Conselho Fiscal, Wildberg Andrade, o Contador da entidade, Carlos Andrade, e o Presidente do Esporte Clube Vitória, Fábio Mota, que representou todos os filiados.
Em sua fala, Mota fez elogios à gestão da entidade. “Se estou aqui hoje, é porque a gestão da FBF é honesta, confiável, transparente. Sou testemunha de como a Federação é bem administrada, como o Baianão cresceu e se profissionalizou nos últimos anos. Me sinto representado por Ricardo e sua diretoria. O Vitória se sente representado. Tenho certeza de que o futebol baiano avançará muito mais sob essa gestão”, disse o dirigente rubro-negro.
“Os presidentes de clubes e ligas apenas reafirmaram a confiança que têm nessa gestão. É uma gestão pautada pela seriedade, transparência, competência, na assistência aos clubes e ligas nos momentos de dificuldade. Essa é a gestão que fez e faz a diferença no futebol baiano. Os clubes e ligas serão eternamente gratos por todo esse avanço que a Federação tem propiciado ao futebol baiano, tanto na questão da transparência, da qualidade, como na questão da modernidade e gestão do futebol. Para mim, essas são as grandes marcas da administração atual da FBF”, ratificou o Presidente da Liga de Maragojipe, José Sobrinho.
Também estiveram presentes a Diretora de Competições da FBF, Taíse Galvão, o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e outros colaboradores da entidade.
A Assembleia foi convocada no dia 10 de abril de 2023, por meio de edital publicado no Jornal Correio. A convocação atendeu ao disposto nos arts. 37, 46 e 47 do Estatuto da entidade, bem como ao previsto nos artigos 24, 27, §6º, V e 46-A, inciso I, da Lei Federal nº 9.615/98, de 24/03/98 (Lei Pelé).