Publicidade
Publicidade

Palmeiras tem mais chances de vencer o Brasileirão do que o Botafogo; entenda

Compartilhe este Post

Ao derrotar o Juventude neste domingo (20), o Palmeiras voltou a ter as maiores chances de ficar com o título do Campeonato Brasileiro conquistar o tri consecutivo. Após a rodada passada, seu potencial era de 33,19%, mas agora subiu para 53,44%. A alta se deve também ao empate do Botafogo, em casa, contra o Criciúma, resultado que fez as chances de título do Botafogo caírem de 57,06% para 42,39%.

O Botafogo tem um ponto de vantagem na classificação (61 pontos contra 60 pontos do Palmeiras), mas o vice-líder tem apresentado desempenho superior em campo, o que estatisticamente lhe dá um maior potencial.

Botafogo empata com Criciúma e mantém liderança do Brasileirão
Foto: Divulgação

O Botafogo tem o desgaste extra de ainda disputar a Libertadores, enquanto o Palmeiras tem compromissos apenas pelo Brasileirão, o que lhe permite se preparar melhor para cada jogo. Os dois times têm agendado um confronto direto na rodada #36, com mando palmeirense.

Ao empatar em casa com o Atlético-MG, o Fortaleza desperdiçou uma oportunidade para diminuir para três pontos a desvantagem para o Botafogo e, com uma rodada a menos para tirar essa diferença, suas chances de título caíram de 5,42% para 2,06%.

Foto: Divulgação

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.475 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente. Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada.

Imagem: Divulgação/Espião Estatístico

Fonte: GE

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *