Pela primeira vez, os quatro grandes clubes de São Paulo disputarão a mesma edição da Copa Libertadores. O principal torneio do continente em 2020 terá Santos, Palmeiras e São Paulo na fase de grupos, enquanto o Corinthians terá de passar por dois confrontos eliminatórios para chegar na etapa para a qual os rivais se classificaram.
A Libertadores é disputada desde 1960. Recentemente, os três grandes da capital paulista – Corinthians, Palmeiras e São Paulo – participaram das edições de 2016, 2013 e 2006. O Santos, porém, ficou fora. Em 2005, o torneio teve Palmeiras, Santos e São Paulo (campeão naquele ano), mas o Corinthians não disputou
A entrada dos quatro grandes na edição de 2020 foi confirmada na noite da última quarta-feira. O São Paulo venceu o Internacional e garantiu a vaga na fase de grupos. O Corinthians derrotou o Ceará e conquistou um lugar na etapa preliminar da Libertadores. Santos e Palmeiras já estavam classificados para os grupos.
Para 2020, o Corinthians terá o caminho mais complicado. Terá de disputar dois mata-matas até chegar na fase de grupos. O primeiro adversário e as datas dos jogos de ida e volta ainda não estão determinados.
Nesta temporada, por exemplo, o São Paulo caiu antes de chegar aos grupos da Libertadores: perdeu para o Talleres, da Argentina O Palmeiras foi eliminado nas quartas de final para o Grêmio, enquanto Corinthians e Santos não participaram desta edição.
São Paulo e Santos são os times brasileiros que conquistaram mais vezes a Libertadores, com três títulos, assim como o Grêmio Palmeiras e Corinthians levantaram a taça do principal torneio continental uma vez cada. O atual campeão é o Flamengo, e a final de 2020 será disputada no Maracanã, no Rio.
Com informações da Agência Estado