Conmebol anunciou na noite desta sexta-feira (5) que a final da Libertadores de 2024 será disputada no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina. A partida acontecerá no dia 30 de novembro, um sábado.

Dois brasileiros podem estar presentes na decisão: Botafogo e Atlético-MG. Enquanto o time carioca enfrentará o Peñarol, do Uruguai, na semifinal, a equipe mineira irá encarar o próprio River, que tem a chance de jogar a partida decisiva em seu estádio. Os jogos desta fase acontecem nas duas últimas semanas de outubro.
A capital Buenos Aires foi escolhida como cidade sede da final no início de fevereiro. Além do Monumental, estavam no páreo o Estádio Libertadores de América, do Independiente, e o Estádio Único Diego Armando Maradona.

O Monumental passou por uma reforma recente, para retirada da pista de atletismo e ampliação das arquibancadas, se tornando então o maior estádio da América do Sul, com capacidade para mais de 84.000 torcedores.
“O Estádio Monumental foi escolhido por sua moderna infraestrutura, sua vasta história esportiva e sua capacidade de receber o grande número de torcedores que acompanham os atuais clubes semifinalistas, garantindo assim um cenário com capacidade compatível com a magnitude do evento”, escreveu a Conmebol, em comunicado.

Desde que o formato de final única foi implementado, em 2019, esta será a primeira vez que a Argentina foi escolhida como sede. O Rio de Janeiro foi palco da decisão duas vezes (2020 e 2023), enquanto Lima (2019), Montevidéu (2021) e Guayaquil (2022) foram uma vez cada. A Conmebol prometeu divulgar em breve os detalhes sobre a venda de ingressos e as atividades relacionadas à final.
Fotos: Reprodução