Search
Close this search box.
Publicidade
Publicidade

No meio do Campeonato Argentino, federação confirma que não haverá mais rebaixamento; entenda

Compartilhe este Post

Em reunião realizada nesta quinta-feira, que reelegeu Claudio Tapia como presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), foi confirmado que não haverá rebaixamento no Campeonato Argentino de 2024. A competição conta com 28 equipes atualmente, e realizará o salto para 30 clubes em 2025.

Esse será o retorno do modelo “Apertura” (no primeiro semestre) e “Clausura” (no segundo semestre), usado entre 1991 e 2012 (até 2014 foi utilizado um modelo igual com nome diferente). As equipes serão divididas em dois grupos de 15.

Huracán X San Lorenzo- Foto: Divulgação

O campeão de cada torneio será definido no mata-mata. Os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se diretamente às quartas de final, enquanto do terceiro ao sexto disputam a partir das oitavas de final.

Novo modelo do Campeonato Argentino:

-Dois campeonatos no ano com os nomes Apertura (disputado no primeiro semestre do ano) e Clausura (disputado no segundo semestre) – eles terão o mesmo formato com total de 30 clubes.

-Fase de grupos: 15 equipes divididas em dois grupos; times jogam 16 rodadas, sendo uma de clássicos, uma “interzonal” e 14 contra os outros adversários.

-Mata-mata: 1º e 2º classificam-se às quartas; 3º ao 6º começam nas oitavas.

-Campo neutro: a partir das quartas, os jogos do mata-mata serão disputados em campo neutro sem vantagem para uma das equipes.

Torcida do Boca Juniors- Foto: Divulgação

Hoje, a AFA proíbe as SADs (similar às SAFs no Brasil), e desfilia qualquer clube que se tornar uma empresa. Presidente do país, Javier Milei, quer mudar a situação, e é a favor do investimento privado nos clubes de futebol. Em dezembro de 2023, ele publicou um decreto com uma série de mudanças para mudar a economia argentina. No pacote, previa-se a mudança da Lei Geral de Sociedades, de 1984, para permitir que as associações esportivas se tornem SADs.

Fonte: GE

Publicidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *