Nesta segunda-feira (22), A Fifa (Federação Internacional de Futebol) publicou uma norma oficial que estende o direito dos jogadores e treinadores estrangeiros suspenderem de forma unilateral seus contratos com clubes da Ucrânia e Rússia até junho de 2024. Essa norma originalmente iria até junho deste ano.
Segundo a Federação, a decisão precisa ser informada por escrito aos clubes até o dia 1º de julho. Alguns dos nomes que atuam no Brasil, como o caso do Zagueiro Vitão (Internacional), o volante Maycon (Corinthians), e o meia Pedrinho (Atlético-MG), serão jogadores liberados por conta desta regra.
Foto: Ricardo Duarte / S.C.Internacional
Essa nova atualização da norma impede que atletas vinculados a clubes ucranianos ou russos, ou que tenham contratos celebrados após o dia 7 de março de 2022, se aproveitem da regra.
Na Ucrânia, o futebol foi suspenso no início da invasão da Rússia, em fevereiro do ano passado. O Shakhtar Donetsk, por exemplo, disputou a Uefa Champions League na atual temporada, porém precisou mandar seus jogos na Polônia.
A Fifa afirmou também que continuará monitorando a situação na Ucrânia, garantindo que a estrutura regulatória pode ser adaptada, se assim for necessário.
Fonte: GE.com