Publicidade
Publicidade

CBF anuncia nova divisão para o futebol feminino em 2022

Compartilhe este Post

O ano de 2022 será de significativas mudanças para o futebol feminino brasileiro. A CBF anunciou nesta terça-feira (17) a criação de uma nova divisão, trata-se do Campeonato Brasileiro Feminino A-3. A novidade aumentará o número de equipes participantes nas competições nacionais, passando de 52 para 64, divididos entre as três séries. 

A criação de uma nova competição é mais um passo no contínuo trabalho de fomento do futebol feminino no Brasil, que a partir de 2022 contará com quatro campeonatos adultos – o Brasileiro Feminino A-1, A-2, A-3 e a SuperCopa do Brasil. Assim como, as três competições de base – o Brasileiro Feminino Sub-18, o Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14. 

“Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”, destaca Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.

As três divisões do Campeonato Brasileiro Feminino representarão um salto de qualidade e quantidade de equipes no cenário nacional. A novidade também modificará o formato de disputa da série A-2 que acompanhará a divisão de elite, que conta desde 2018, com um calendário fixo com 16 equipes disputando o título nacional. 

Formato Democrático

O Campeonato Brasileiro Feminino A-3 contará com um novo critério para a classificação dos clubes. Com um formato democrático, a competição terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desta forma, serão os 27 campeões estaduais, somados aos 4 clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e 1 clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022. 

Caso a equipe campeã estadual na temporada de 2021 já esteja classificada para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino A-1 ou A-2 de 2022, sua substituição se dará seguindo a ordem de classificação final do estadual que originou a vaga. No caso de desistência dos clubes classificados pelo Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022, sua substituição se dará seguindo a classificação deste mesmo ranking.

Brasileiro Feminino A-1 e A-2 com calendários fixos

Atualmente com 36 participantes, o Brasileiro Feminino A-2 será remodelado, e passará a contar com 16 clubes em 2022. Na próxima temporada estarão classificados, os quatro rebaixados da A-1 2021 e as equipes que se classificarem para as oitavas de final da A-2 2021 (5° ao 16° colocados). Com a mudança, os times terão um calendário fixo a partir da próxima temporada, com a alternância apenas das equipes promovidas e rebaixadas entre as divisões nacionais. 

Principal competição do calendário de futebol feminino, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 manterá o seu formato competitivo. A elite do futebol feminino seguirá com 16 integrantes em 2022, contando com os doze melhores colocados em 2021, além dos quatro clubes promovidos da Série A-2 2021. Em sua nona edição, a competição foi a primeira a ver a bola rolar em 2021 e atualmente está na disputa da nona rodada. 

Como ficará a partir de 2022

Campeonato Brasileiro Feminino A-1

16 Clubes Participantes

– (12) remanescentes do Brasileiro Feminino A-1 2021

– (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-2 2021;

Formato: Grupo único em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Campeonato Brasileiro Feminino A-2
16 Clubes Participantes
– (12) clubes classificados para as oitavas de final do Brasileiro Feminino A-2 2021;
– (4) clubes oriundos do Brasileiro Feminino A-1 2020;

Formato: 4 grupos de 4 clubes, jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª Fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Campeonato Brasileiro Feminino A-3
32 Clubes Participantes
– (27) campeões estaduais na modalidade em 2020/21;
– (4) clubes oriundos do Ranking Nacional de Clubes 2022 (Masculino);
– (1) clubes oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022; 

Formato: Primeira fase com jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª Fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Fonte: CBF / Foto: divulgação

Posts Relacionados

79 respostas

  1. I love your blog.. very nice colors & theme. Did
    you design this website yourself or did you hire
    someone to do it for you? Plz reply as I’m looking to design my own blog and would like
    to find out where u got this from. thanks

  2. You really make it appear so easy along with your presentation but I find this matter to be actually something which I believe I
    might never understand. It kind of feels
    too complicated and very large for me. I am taking a look forward on your next
    put up, I will attempt to get the hang of
    it!

  3. hello there and thank you for your information – I have certainly picked up something new
    from right here. I did however expertise several technical points using
    this website, since I experienced to reload the site many times
    previous to I could get it to load properly. I had been wondering if
    your web hosting is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times
    will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing
    with Adwords. Well I’m adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of
    your respective exciting content. Make sure you update this again soon. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *