Publicidade
Publicidade

Diplomatas homenageiam 45 anos de trajetória esportiva de Almir Pinto

Compartilhe este Post

Com aproximadamente 45 anos de serviços prestados ao esporte feirense, o professor Almir Pinto foi o homenageado pela equipe Os Diplomatas do Rádio com o Troféu “Diplomatas – A maior conquista é o reconhecimento”. Ao lado filho Kelvin, que é estudante de Jornalismo e da esposa, a jornalista Lete Simões, Almir Pinto esteve no programa Conexão Esportiva, onde recebeu a honraria das mãos de Miro Nascimento, coordenador da equipe esportiva (foto).

Natural de Itabuna, Almir Pinto Monteiro Filho veio para Feira de Santana ainda criança, onde a sua família estabeleceu residência e no final dos anos 70 começava a sua trajetória no esporte. A primeira grande conquista foi em 1978, quando foi preparador físico da Seleção de Feira de Santana, e o time comandado por Roberto Basílio, Merrinho, obteve o seu último título do Campeonato Intermunicipal.

Nos anos 80 teve passagens pela Catuense, Vitória e foi campeão brasileiro de seleções defendendo a Seleção Baiana em 1988. Mas foi no Fluminense de Feira, onde Almir Pinto viveu um dos mais importantes momentos da sua trajetória, onde esteve várias vezes à frente da preparação física do Touro do Sertão. O trabalho mais marcante foi o vice-campeonato brasileiro da Série C em 1992, quando dividiu os trabalhos com outro grande baluarte do esporte feirense: o professor Antônio Lopes. “O clube sempre teve dificuldades estruturais e mesmo em meio à tantas adversidades fizemos um grande trabalho: tínhamos o Veraldo Santos como treinador, jogadores muito comprometidos e chegamos onde ninguém imaginava, nem mesmo os dirigentes. Mas foi uma participação até hoje lembrada por todos porque fomos superação do começo ao fim”, lembra Almir Pinto.

O GESTOR

Como preparador-físico, seu último trabalho foi em 1995 a frente do próprio Fluminense e um ano depois, ele começava outra fase na sua vida esportiva enveredando pelos caminhos da gestão, fazendo cursos e o primeiro grande trabalho foi na Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfs), quando empreendeu uma série de projetos que elevaram o nome da cidade a nível mundial. “Foi um excelente trabalho, onde a captação e revelação de atletas para o esporte em vários seguimentos. Chegamos a representar o Brasil em vários países do mundo e até mesmo em um evento paralelo à Copa do Mundo na França em 1998 e além disso o trabalho de excelência teve uma grande repercussão também a nível social. Um momento muito marcante nessa trajetória”, declarou.

Já nos anos 2000 recebeu um convite para ser diretor de esportes do Município e também desenvolveu um importe trabalho evidenciando o grande potencial esportivo que existe em Feira de Santana. “Feira de Santana é um grande ‘celeiro’ de atividades esportivas que precisavam ganhar evidência e nós fizemos isso através das Olimpíadas Estudantis, trouxemos também Circuito Nacional de Vôlei de Praia e resgatamos os Jogos da Cidadania com a Copa de Bairros e o Campeonato Interdistrital. Foi um momento muito importante para o esporte feirense”, lembra Almir Pinto.

O EXECUTIVO

Mesmo com tanto tempo de estrada, aos 66 anos, Almir Pinto continua em plena atividade como dirigente da A Associação Brasileira dos Executivos de Futebol (ABEX), onde atua como diretor-presidente do Conselho Fiscal da entidade que luta pela regulamentação da função de executivo de futebol capacitando os profissionais que ocupam os cargos nos principais clubes brasileiros. “Um dos grandes problemas do nosso futebol são os desmandos administrativos e a prova disso são equipes falidas, mergulhadas em crise financeira e tudo proveniente de má gestão ou falta da mesma. Estamos buscando justamente capacitar profissionais para que tenham condições de gerir as agremiações de forma responsável para que se crie novas perspectivas em relação ao futuro. Está comprovado que aquelas equipes que estão buscando profissionalizar as suas gestões, as possibilidades de sucesso são enormes de forma que hoje defendemos esta bandeira porque somente mudando o pensamento, a forma de se pensar e executar as ações é que poderemos vislumbrar um futuro melhor para o esporte”, ressaltou.

O coordenador Miro Nascimento, ao passar o troféu às mãos de Almir Pinto, enalteceu a história deste baluarte do esporte feirense. “A nossa ideia é justamente homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte em nossa cidade. Almir Pinto tem uma história marcante dentro e fora de campo e ainda segue de forma incansável por um esporte de qualidade cada vez maior”, reconheceu.

Almir Pinto agradeceu a homenagem recebida. “Nessa longa trajetória, sempre mantive uma boa relação com a imprensa feirense e a Rádio Sociedade, em especial, merece uma deferência por tudo o que representa para o esporte. Uma homenagem como esta nos honra, nos gratifica e motiva a seguir sempre em busca de novos horizontes”, afirmou.

Por Cristiano Alves

Foto – Joaquim Neto

Posts Relacionados

34 respostas

  1. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other sites?
    I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love to have you
    share some stories/information. I know my visitors would value
    your work. If you are even remotely interested, feel
    free to shoot me an e mail.

  2. Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.

    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem
    to get there! Many thanks

  3. you’re actually a good webmaster. The website loading speed is incredible.
    It sort of feels that you’re doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterwork. you have performed a excellent task on this topic!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *