A primeira fase do Campeonato Baiano chegou ao fim e a partir de agora, apenas quatro equipes seguem na briga pelo título. Bahia, Juazeirense, Jacuipense e Itabuna estão classificados para as semifinais.
O líder do campeonato, o Bahia, enfrenta o Itabuna pela semifinal da competição, o mesmo que goleou o time sub-20 do tricolor de aço no último domingo (26). No outro confronto, o Jacuipense pegará o Juazeirense. Curiosamente as equipes também se enfrentaram na tarde deste domingo na última rodada da primeira fase. O Jacuipense venceu por 1×0, superando o Cancão de fogo. Bahia e Jacuipense têm vantagens no mata-mata.
A Federação Bahiana de Futebol ainda não divulgou oficialmente as datas e horários dos jogos das semifinais do baianão. Conforme tabela divulgada previamente pela entidade, consta as datas 12/03 e 19/03 como reservadas para a realização desta fase do certame. A se confirmar pela FBF, as datas das semifinais devem ser estas abaixo relacionadas:
12/03 (ida) – Itabuna x Bahia (a definir)
12/03 (ida) – Juazeirense x Jacuiprense (Adauto Moraes)
19/03 (volta) – Bahia x Itabuna (Fonte Nova)
19/03 (volta) – Jaucuipense x Juazeirense (Eliel Martins)
Interior forte:
Nos últimos dois anos o título ficou com o interior, com o bi do Atlético de Alagoinhas. Desta vez, o time da capital Esporte Clube Bahia, que está na briga tem um elenco com investimento de R$ 70 milhões e a necessidade de uma conquista para reduzir a pressão neste início da SAF.
Os outros três candidatos do interior (Jacuipense, Juazeirense e Itabuna) nesta temporada, buscam a sua primeira taça do baianão. No histórico de suas participações em estaduais, dois deles já foram vice-campeões, Itabuna (1970) e Jacuipense (2022), enquanto a Juazeirense ainda busca a sua primeira decisão.
Veja as campanhas dos quatro semifinalistas
1º) 21 pontos – Bahia (7V, 0E e 2D; 12 GP e 9 GC; +3)
2º) 17 pontos – Jacuipense (5V, 2E e 2D; 13 GP e 9 GC; +4)
3º) 16 pontos – Juazeirense (5V, 1E e 3D; 12 GP e 8 GC; +4)
4º) 15 pontos – Itabuna (4V, 3E e 2D; 13 GP e 9 GC; +4)
Fontes: Correios/Cassio Zirpoli
Foto: Divulgação Juazeirense