Desde a fase de quartas de final da Copa Intelbras do Brasil, a Comissão de Arbitragem da CBF passou a concentrar no Rio de Janeiro os árbitros escalados para as partidas decisivas. A exemplo do que acontece com os times, a ideia é proporcionar o ambiente ideal de preparação para as equipes que atuarão no comando destes jogos. Para as semifinais da competição, o expediente foi adotado novamente. Nesta terça-feira (13), por exemplo, a manhã foi de treinamento tático no campo do Clube da Aeronáutica.
Engana-se quem pensa que apenas jogadores e técnicos se preparam taticamente para as partidas. Árbitros, assistentes e VARs costumam estudar as equipes que estarão em campo nas suas próximas partidas. O objetivo é antecipar possíveis movimentos das linhas de defesa, entender o estilo de jogo dos times e também a postura dos atletas, tudo que possa contribuir para a tomada de decisão durante os confrontos.
“As equipes são estudadas. Todos nós fazemos um plano de trabalho, tanto a Comissão, quanto os árbitros e assistentes. São esses detalhes que podem nos ajudar nas situações de jogo, que é exatamente o que buscamos exercitar aqui”, comentou Emerson Augusto de Carvalho, vice-presidente da Comissão de Arbitragem.
Como explicou Emerson Augusto de Carvalho, um dos treinamentos realizados durante os períodos de concentração é voltado justamente para estas ações de jogo. Com auxílio de atletas do Bangu Esporte Clube, os árbitros escalados para as semifinais da Copa Intelbras do Brasil puderam simular jogadas ensaiadas, lançamentos nas costas da defesa, formações de linhas de impedimento e outras diversas situações que podem acontecer na partida. Tudo sob os olhares atentos e instruções de Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem.
“É um momento que nós temos para manter o foco durante uma fase pontual da competição, onde se decidirão os classificados para a semifinal. Hoje foi dia de aprimoramento dos detalhes, ajustes em cima das equipes. Assim como elas treinam pensando no time adversário, nós também nos preparamos pensando nos dois clubes. É uma oportunidade que temos de antecipar o que possa acontecer nos jogos”, explicou Rafael da Silva Alves, árbitro assistente FIFA, que está escalado para Corinthians x Fluminense na quinta-feira (15).
A concentração da arbitragem para as semifinais da Copa Intelbras do Brasil ainda conta com simulações no VAR, trabalhos físicos e também regenerativos.
A primeira partida desta fase de volta das semifinais será realizada na quarta-feira (14), às 21h45, no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) e colocará Flamengo e São Paulo frente a frente mais uma vez. Neste duelo, o responsável pelo apito será Wilton Pereira Sampaio, com Bruno Raphael Pires e Bruno Boschilia de assistentes. Já na quinta-feira (15), o Corinthians recebe o Fluminense na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), às 20h. O juiz será Anderson Daronco, acompanhado de Rafael da Silva Alves e Guilherme Dias Camilo.
Fonte – Ascom CBF
Foto – Lucas Figueiredo\CBF
Of course, your article is good enough, totosite but I thought it would be much better to see professional photos and videos together. There are articles and photos on these topics on my homepage, so please visit and share your opinions.
First of all, thank you for your post. majorsite Your posts are neatly organized with the information I want, so there are plenty of resources to reference. I bookmark this site and will find your posts frequently in the future. Thanks again ^^