Publicidade

Brasil x Venezuela: retrospecto e estatísticas do confronto

Compartilhe este Post

Na abertura da Copa América 2021, Brasil e Venezuela escrevem mais um capítulo na história do confronto entre as duas equipes. Até o momento, o retrospecto é amplamente favorável para a Seleção Brasileira, que nunca perdeu para a Vinotinto jogando dentro de casa.

Na história do confronto, foram 26 partidas, com 22 vitórias do Brasil, três empates e apenas uma derrota. A Seleção marcou, ao todo, 90 gols e sofreu somente oito. O último confronto foi em novembro de 2020, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil venceu a Venezuela por 1 a 0, com gol de Roberto Firmino.

Pela Copa América, a Seleção já enfrentou a Vinotinto em oito oportunidades. São seis vitórias brasileiras e dois empates por 0 a 0, placar do último duelo pela competição. Na edição de 2019, Brasil e Venezuela se enfrentaram pela segunda rodada e ficaram no empate sem gol na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Brasil x Venezuela:


Jogos: 26
Vitórias do Brasil: 22
Empates: 3
Derrota: 1
Gols do Brasil: 90
Gols da Venezuela: 8
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Venezuela (1999)
Maior derrota: Brasil 0 x 2 Venezuela (2008)
Placar mais comum: Brasil 6 x 0 Venezuela; Brasil 4 x 0 Venezuela (quatro vezes)
Artilheiro do confronto: Tostão (6 gols)

O primeiro jogo entre Brasil e Venezuela foi disputado em 1969, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. No mesmo grupo que Colômbia, Paraguai e Venezuela, a Seleção precisava da primeira posição para garantir uma vaga no Mundial. O Brasil não tomou conhecimento de seus adversários e se classificou com seis vitórias em seis jogos.

Contra a Venezuela, foram duas goleadas, que tiveram um nome em comum: Tostão. Primeiro, o meia-atacante do Cruzeiro marcou três vezes na vitória por 5 a 0 em Caracas. O placar foi completo por dois gols de Pelé. No jogo de volta, no Maracanã, novo triunfo, dessa vez por 6 a 0, e novo hat-trick de Tostão. O mineiro fez os três primeiros gols da Seleção na partida. Pelé (duas vezes) e Jairzinho deram números finais à goleada.

Uma goleada com a marca do R10

Os placares largos, por sinal, não são uma raridade no retrospecto do Brasil diante da Venezuela. Das 21 vitórias brasileiras no confronto, 16 foram por uma vantagem de pelo menos três gols de diferença. A maior goleada do duelo veio na Copa América de 1999, quando o Brasil derrotou a Venezuela por 7 a 0 em Ciudad del Este, no Paraguai.

Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu com gols de Ronaldo (2), Amoroso (2), Emerson, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Este último foi o responsável por eternizar o jogo na memória de muitos torcedores brasileiros. Este foi o jogo do “olha o que ele fez!”, narração icônica de Galvão Bueno em lance genial de Ronaldinho, que driblou o zagueiro com o lado do pé antes de marcar seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira.

A tarde mágica de Careca

Esta não será a primeira vez que Brasil e Venezuela se enfrentam no Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Em 1989, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1990, La Vinotinto foi goleada por 6 a 0 em São Paulo, com a participação luxuosa de um grande ídolo do Tricolor Paulista: Careca. O atacante marcou quatro gols na partida e foi o grande personagem da vitória, que, à época, se igualava como a maior goleada do Brasil diante da Venezuela.

O placar ficou completo com o gol de Silas, outro ídolo são-paulino, e o gol contra de Acosta. Na ocasião, o técnico Sebastião Lazaroni escalou o Brasil com: Taffarel; Jorginho, Ricardo Rocha, Mauro Galvão, Ricardo Gomes e Branco; Dunga, Silas e Valdo; Bebeto e Careca. Durante o jogo, entraram Alemão e Tita.

Encontro na Copa América

O último jogo entre Brasil e Venezuela foi pela Copa América de 2019. Em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos da competição, na Fonte Nova, em Salvador, a Seleção Brasileira foi contida pela defesa comandada pelo técnico Rafael Dudamel. O Brasil chegou a marcar duas vezes, com Gabriel Jesus e Philippe Coutinho, mas teve os gols anulados pelo árbitro de vídeo.

Aquela foi a segunda vez que os venezuelanos jogaram contra o Brasil fora de casa e não tiveram a defesa vazada. A outra oportunidade foi em 2009, pelas Eliminatórias, no Morenão, em Campo Grande. Um ano mais cedo, em 2008, a Venezuela conquistou sua primeira e única vitória sobre o Brasil na história. No Gilette Stadium, em Foxborough, a Seleção foi derrotada por 2 a 0. Até aquele momento, o retrospecto entre as duas seleções era de 17 jogos e 17 vitórias brasileiras.

Foto:Seleção Brasileira na Copa América de 1999 – Créditos: Gerência de Memória e Acervo da CBF

Fonte: CBF

Publicidade
Publicidade

Posts Relacionados

111 respostas

  1. Hello there, I found your site by the use of Google even as looking for a similar topic, your web site got here
    up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, simply become aware of your blog
    thru Google, and found that it is really informative. I’m
    going to be careful for brussels. I’ll appreciate
    when you continue this in future. Many people will be benefited from your writing.

    Cheers!

  2. Pingback: keto taco shells
  3. I don’t know whether it’s just me or if perhaps everybody
    else experiencing issues with your site. It appears as
    if some of the text within your posts are running off the screen. Can someone else
    please provide feedback and let me know if this is happening to them as well?
    This may be a issue with my web browser because I’ve had this happen before.
    Kudos

  4. Unquestionably believe that which you stated.
    Your favorite reason seemed to be on the internet the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries
    that they plainly do not know about. You managed to hit
    the nail upon the top as well as defined out the whole
    thing without having side-effects , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  5. I’m impressed, I must say. Seldom do I come across a blog that’s equally
    educative and entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head.

    The problem is something which not enough men and women are speaking intelligently about.

    I am very happy I stumbled across this in my hunt for something
    regarding this. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.