Diego Maradona completa 60 anos nesta sexta-feira (30), nasceu em 30 de outubro de 1960, e viveu a infância em Villa Fiorito, bairro da periferia de Buenos Aires. Foi lá onde o emblemático argentino deu seus primeiros chutes e começou a se destacar no mundo do futebol. Maradona foi campeão do mundo com a seleção argentina em 1986.
No México, país da copa de 86, Maradona foi capitão e marcou um dos gols mais famosos da história do futebol mundial. Diante da Inglaterra, marcou dois gols pelas quartas de final. O Hermano fez um gol de mão, a famosa ‘Mão de Deus’, e o outro ao arrancar do meio campo levando todos os jogadores adversários ao delírio e por fim, completando até a meta vazia, o que foi considerado ‘o gol do século’.
Pela seleção argentina, ele chorou de raiva ao receber a medalha de vice-campeão na Copa do Mundo da Itália-1990. Disputou também outras duas copas: a da Espanha em 1982 e Estados Unidos em 1994, quando pronunciou sua frase “cortaram minhas pernas”, depois de testar positivo no controle antidoping para a efedrina, em meio a um momento de renascimento no futebol.
Como treinador, comandou à ‘Albiceleste’ entre 2008 e 2010, até a Copa do Mundo na África do Sul, com Lionel Messi em campo, mas seu destino foi selado com uma dura derrota por 4 a 0 para a Alemanha nas quartas de final. Por sinal, as quartas tem uma relação em comum com o ex-atleta.
Confira ‘o gol do século’, marcado por Diego Maradona:
Por Joaquim Neto com informações da Gazeta Esportiva | Foto: Getty Imagens