O time feminino do FSA Esporte Clube encerrou sua participação no Campeonato Baiano Feminino 2024 entre as quatro melhores equipes da competição. Apesar de um começo desafiador, com derrotas nas três primeiras rodadas, as “Vaqueiras do Sertão”, recuperaram-se de forma surpreendente e fechou a fase de classificação com a segunda melhor campanha do Grupo 1. A trajetória foi interrompida nas semifinais, diante de um forte time do Bahia.
A recuperação da equipe deve-se ao trabalho da treinadora Thayla Pires e de seu auxiliar e supervisor, Joaldo Moreira. Com uma base formada majoritariamente por jogadoras sub-18, o FSA não apenas superou as expectativas como também assegurou uma importante experiência para suas jovens atletas. “A comissão está de parabéns. Conduzir um grupo em uma competição com tantos desafios, dentro e fora do campo, é tarefa árdua”, destacou o gestor técnico Jaderson Barbosa, ressaltando a visão da diretoria em investir no fortalecimento do futebol feminino na região.
Ainda que o campeonato apresente um nível de investimento desigual, especialmente em comparação com as equipes de ponta como Bahia e Vitória, Jaderson acredita que a distância entre os times irá diminuir com o tempo. “Muitas meninas estão jogando em escolinhas em suas cidades, e isso mudará o cenário do futebol feminino em breve”, comentou o gestor, reconhecendo também as barreiras sociais enfrentadas pelas atletas, como o preconceito e a falta de apoio familiar.
O planejamento para 2025 já começou com o objetivo de continuar proporcionando oportunidades para jovens jogadoras e consolidando o futebol feminino em Feira de Santana e região.
Fonte & Foto: Ascom/FSA Esporte Clube