A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) lançou, nesta quinta-feira (31), o Projeto Escola de Esporte, uma iniciativa que busca impactar a vida de 150 crianças da cidade por meio do esporte. Com aulas gratuitas para as categorias Sub-09 e Sub-11, o projeto tem como objetivo oferecer um espaço de desenvolvimento esportivo e formação cidadã para jovens de baixa renda.
O primeiro dia de atividades reuniu os pequenos atletas na quadra da universidade, onde participaram de treinos de futsal com orientações técnicas e conceitos fundamentais para o convívio em sociedade. Coordenado em parceria entre a Associação FSA Esporte e Cultura (FSA Social) e o programa de extensão da UEFS, Encaminhar Ação Cidadã (PEAC), o projeto promete ser uma uma porta de entrada para a construção de cidadãos conscientes, com foco em valores como disciplina, trabalho em equipe e convivência. Esses princípios são apresentados como pilares do programa, visando contribuir para o desenvolvimento pessoal dos participantes, que aprendem a importância de respeitar e cooperar com os colegas.
A Escola de Esporte da UEFS, liderada pelo professor Sérgio Benevides e pelo auxiliar Artur Elias, já conta com planos de expansão. Em 2025, a iniciativa pretende ampliar as modalidades esportivas e expandir sua área de atuação para mais regiões de Feira. A intenção é democratizar o acesso ao esporte, levando a mais crianças a oportunidade de participar de atividades esportivas que incentivam o crescimento pessoal e social. A expectativa é que essa expansão tenha um impacto positivo nas comunidades locais, utilizando o esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social.
Em novembro, o projeto terá uma oportunidade de destaque ao participar da Taça Pivetes de Aço, marcada para os dias 15 a 17, na Unime, em Salvador. As equipes da UEFS, nas categorias Sub-09, Sub-10 e Sub-11, representarão o esforço coletivo da universidade e seus parceiros no desenvolvimento esportivo de jovens talentos.
Fotos: Divulgação