o superintendente municipal de esportes Emerson Brito, foi entrevistado por Miro Nascimento e falou ao Diplomatas News de forma exclusiva nesta quinta-feira (11).
Com o início do Campeonato Baiano Série B no próximo dia 30 de abril, o estádio Joia da Princesa torna-se novamente pauta, já que receberá não só os jogos do Fluminense de Feira, como também de outras equipes como Itabuna (que inclusive estreia contra o próprio Flu no Joia, porém como mandante).
Emerson deixou claro que foram iniciados os processos de preenchimento dos laudos necessários para tornar o estádio apto a receber tanto os jogos do Baianão série B, como de outras competições: “os laudos da vigilância sanitária já está em mãos, o das torres de iluminação, do sistema de pára-raios, o de engenharia, o de segurança e de evacuação também estão em mãos”, afirma Brito.

Cinco destes laudos estão prontos e só faltam ser entregues. Há apenas a espera pela entrega dos laudos preenchidos pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para que os documentos sejam levados até a Federação Baiana de Futebol (FBF) e o estádio esteja à disposição.
Em relação à melhorias dentro do estádio, o Corpo de Bombeiros solicita a adição de corrimões em toda a estrutura de arquibancada; uma exigência que não foi cumprida ainda, e está alçada em aproximadamente 200 a 300 mil reais. Também há a necessidade de refazer a numeração dos lugares. Segundo Brito, são 8.473 lugares aptos no Joia, e inicialmente não devem liberados 10.000 lugares, mesmo em jogos do Touro.
O superintendente garante que em dentro de seis meses, o Joia da Princesa já estará nas mãos de quem assumir a iniciativa privada do estádio. De acordo com ele, o gestor da SAF do Flu, André Oliveira, solicitou o Corpo de Bombeiros para novas adequações no estádio, que futuramente pode contar com a troca de alambrados por placas de acrílico e adição de banheiros químicos para os torcedores.
“É isso, vai ter uma concessão, de qualquer forma é uma parceria, né, pública e privada, não deixa de não ser uma parceria. E a gente está nessa expectativa em trâmites finais, já passou pela Secretaria de Planejamento, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pela Superintendência, pelo Gabinete do Prefeito, Secretaria de Administração, Procuradoria do Município, e agora está nos trâmites finais, na mão de um competente técnico que está elaborando o edital, e a licitação será publicada nos próximos dias”.
Enquanto isso, o estádio segue sendo preparado para o início do Baianão Série B. O gramado já foi reformado, mas recebe a manutenção necessária continuamente.
Foto: Reprodução